Pesquisa Ipespe: 74% dos eleitores já decidiram o voto
A definição do voto pode ter sido uma das responsáveis pela falta de interesse nas propagandas partidárias, que não foram vistas ou ouvidas por 66% dos entrevistados

A segunda rodada da pesquisa Ipespe de maio, divulgada nesta sexta-feira, 13, mostrou que 74% dos eleitores já decidiram em quem votar no dia 2 de outubro, segundo o cenário espontâneo do levantamento. A definição do voto pode ter sido uma das responsáveis pela falta de interesse nas propagandas partidárias, que não foram vistas ou ouvidas por 66% dos entrevistados. As inserções começaram a ser veiculadas em fevereiro deste ano.
Para os 33% do eleitorado que viu ou ouviu alguma propaganda partidária, o PT é o partido mais lembrado, com 52 citações. A segunda posição é do PSDB, com 15 lembranças; o PL e o PSOL estão empatados em terceiro lugar, com 6 cada. Extinta em 2017, a propaganda partidária retornou ao rádio e à televisão em 2022, após aprovação de projeto de lei no Senado Federal. Diferentemente da propaganda eleitoral, ela tem o objetivo de divulgar atos e posicionamentos relevantes das siglas.