SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2022
MUDANÇA NO GOVERNO

Paulo Guedes troca comando da Receita Federal

O novo secretário do Fisco será um servidor da ativa do órgão, mas Guedes ainda não bateu o martelo

Agência Estado
Publicado em 03/12/2021 às 23:38Atualizado em 04/12/2021 às 07:28
Ministro Paulo Guedes também vai criar uma secretaria especial de Estudos Econômicos (Divulgação/Agência Brasil)

Ministro Paulo Guedes também vai criar uma secretaria especial de Estudos Econômicos (Divulgação/Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai trocar o comando da Receita Federal e criar uma secretaria especial de Estudos Econômicos.

O secretário da Receita, José Tostes, deixará o cargo. Ele terá um cargo na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Outros dois cargos de adido serão criados na Índia e em Bruxelas.

O novo secretário do Fisco será um servidor da ativa do órgão, mas Guedes ainda não bateu o martelo. Segundo apurou o Estadão, o auditor fiscal da Receita, Julio Cesar Vieira Gomes, que atua na delegacia de julgamento (DRJ) do Rio de Janeiro, é cotado para o cargo. Ele é doutor em direito tributário e ex-conselheiro Presidente de Câmara no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

A mudança na cúpula da Receita acontece quatro dias depois de os auditores fiscais aprovarem uma moção de desconfiança direta ao secretário, uma ação sem precedentes. Eles alegam que Tostes tem sido omisso em temas relevantes para a categoria e o órgão.

A categoria se ressente, sobretudo, do esvaziamento da área de fiscalização de tributos, da alfândega e das fronteiras e cobra a realização de concursos para fortalecer o trabalho de combate à sonegação e outros ilícitos.

À frente da Receita, Tostes sempre esteve sob pressão da família do presidente Jair Bolsonaro na esteira das investigações da denúncia da prática de "rachadinha" na Assembleia do Rio de Janeiro contra o seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por