Diário da Região
ORÇAMENTO SECRETO

Lira cria 'sala secreta' para liberar verbas

por Agência Estado
Publicado em 02/07/2022 às 21:16Atualizado em 04/07/2022 às 10:41
Reunião de líderes. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP - AL) (Divulgação/Agência Brasil)
Reunião de líderes. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP - AL) (Divulgação/Agência Brasil)
Ouvir matéria

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), abriu, no segundo pavimento, uma sala com equipe destinada a atender pedidos de emendas voltadas a redutos eleitorais dos parlamentares, especialmente da base aliada do Palácio do Planalto. O espaço é chefiado por uma assessora direta do político alagoano.

A “salinha do orçamento secreto” ocupa o número 135 da ala B do Anexo II, também conhecido como “Corredor das Comissões” entre parlamentares e assessores. É nesse prédio que funcionam colegiados como as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Orçamento e Direitos Humanos, entre outras.

O espaço físico evidencia o poder de Arthur Lira sobre a liberação deste tipo de verba, que soma R$ 16,5 bilhões em 2022. No ano passado.

Formalmente destinadas pelo relator do Orçamento, o deputado Hugo Legal (PSD-RJ), os recursos na verdade são alocados a partir de uma negociação entre Leal, Lira e os líderes partidários.

A “salinha” começou a funcionar por volta de abril deste ano, mas o movimento se intensificou nos últimos dias. A liberação de recursos do orçamento secreto foi acelerada após a operação da Polícia Federal que prendeu o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ao longo do mês de junho, foram empenhados R$ 5,79 bilhões na rubrica, de acordo com os dados mais recentes disponíveis na plataforma Siga Brasil.