SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
DISCURSO EM SALVADOR

Forças Armadas ficarão com o povo, diz Lula

Agência Estado
Publicado em 02/07/2022 às 21:24Atualizado em 02/07/2022 às 21:37
Ex-presidente Lula faz caminhada com apoiadores (Reprodução/Redes sociais)

Ex-presidente Lula faz caminhada com apoiadores (Reprodução/Redes sociais)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto, disse neste sábado, 2, ter certeza de que as Forças Armadas "estarão do lado do povo", afirmou que é preciso superar o autoritarismo e declarou, em referência à eleição de outubro, que o País não vai tolerar "ameaças" ou "tutela" sobre as instituições que representam o voto popular. O petista participou de um ato político em Salvador, em celebração ao Dia da Independência da Bahia.

"O Brasil independente e soberano que queremos não pode abrir mão das suas Forças Armadas. Não apenas bem treinadas e equipadas, mas, sobretudo, comprometidas com a democracia", declarou o ex-presidente. Lula afirmou também que cabe às Forças Armadas atuar na defesa do povo, do território nacional e do espaço aéreo, além de cumprir "estritamente" o que diz a Constituição.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores costumam usar um artigo da Constituição para sugerir que as Forças Armadas poderiam atuar como uma espécie de árbitro em conflitos entre os Poderes, o que é contestado por especialistas. O atual chefe do Executivo costuma atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e as urnas eletrônicas.

"É necessário superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas", disse Lula. "E eu tenho certeza de que as Forças Armadas estarão ao lado do povo brasileiro nessa luta pela nova independência, como estiveram em momentos importantes da nossa história", emendou.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice na chapa petista ao Palácio do Planalto,também estava no evento, assim como o governador da Bahia, Rui Costa (PT) e a a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por