Diário da Região
EX-PRESIDENTE REBATE

Ciro fala em conspiração de Lula por impeachment de Dilma

Após afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria participado de uma conspiração pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016, o presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) foi duramente criticado pela ex-presidente nas redes sociais

por Agência Estado
Publicado em 13/10/2021 às 23:04Atualizado em 14/10/2021 às 09:18
Ciro não deve subir no palanque com Haddad, nem ao menos tirar fotos  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ciro não deve subir no palanque com Haddad, nem ao menos tirar fotos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ouvir matéria

Após afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria participado de uma conspiração pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016, o presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) foi duramente criticado pela ex-presidente nas redes sociais. A petista disse que o político do Ceará "mente de maneira descarada" e insinuou que ele usa suas objeções ao Partido dos Trabalhadores como tática para ganhar popularidade.

"O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas", escreveu Dilma. Em resposta, o pedetista chamou a ex-presidente de "incompetente, inapetente e presunçosa" e disse que errou ao ser contra seu impeachment.

Ciro lembrou que nomes com os quais Lula ensaia uma reaproximação política hoje, como os emedebistas Renan Calheiros e Eunício Oliveira, patrocinaram a deposição de Dilma, tratada pelo PT como golpe.

"Eu atuei contra o impeachment e quem fez o golpe foi o Senado Federal. Quem presidiu o Senado? Renan Calheiros. Quem liderou o MDB nessa investida? O Eunício Oliveira. Com quem o Lula está hoje?", contextualizou. "Hoje eu estou seguro que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma, estou seguro", declarou.

O ex-governador do Ceará disse ainda que chegou a escrever, a pedido de Dilma, um documento com cerca de 15 páginas, e o entregou a um "camarada" do petista, que, por sua vez, "jogou fora e não aplicou nada". Em resposta, Dilma disse, no Twitter, que sua declaração seria parte de uma estratégia para driblar a sua falta de voto nas urnas. "Ciro Gomes está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular Mais uma vez, mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço", disse a ex-presidente.