Diário da Região
LUTO

Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração e ex-ministro

Raul Jungmann participou por mais de cinco décadas da vida pública brasileira, exerceu mandatos como vereador e deputado federal e foi ministro nos governos Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer

por Agência Brasil
Publicado há 18 horasAtualizado há 18 horas
Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Agência Brasil)
Galeria
Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Agência Brasil)
Ouvir matéria

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) informou neste domingo, 18, o falecimento de Raul Jungmann, diretor-presidente da entidade, aos 73 anos. A morte ocorreu em Brasília, após um longo tratamento contra o câncer de pâncreas.

Atendendo a um desejo do próprio Jungmann, o velório foi realizado em cerimônia reservada a familiares e amigos próximos.

Pernambucano, Raul Jungmann participou por mais de cinco décadas da vida pública brasileira. Ao longo de sua trajetória, exerceu mandatos como vereador e deputado federal.

Também liderou quatro ministérios nos governos Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer: Política Fundiária, Desenvolvimento Agrário, Defesa e Segurança Pública.

Em 2022, assumiu a presidência do IBRAM, onde buscou uma agenda de transformação do setor mineral, com foco na defesa de uma mineração mais comprometido com a sustentabilidade.

Em nota, a presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Ana Sanches, afirmou que Raul Jungmann foi um "homem público de estatura singular, defensor da democracia e comprometido com o interesse público".

Segundo ela, Jungmann conduziu o instituto em um período decisivo, fortalecendo a entidade e beneficiando o setor mineral, em um ciclo marcado pelo diálogo, pela visão estratégica e pela integridade.