Diário da Região
VATICANO

Lula chega em Roma para encontro com papa Leão 14

A audiência com o pontífice foi confirmada neste sábado, 11, pelo serviço de imprensa da Santa Sé e pelo governo federal; será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política

por Agência Estado
Publicado há 3 horasAtualizado há 3 horas
Lula desembarca em Roma para encontro com o papa Leão 14 e reunião da FAO (Ricardo Stuckert/PR)
Galeria
Lula desembarca em Roma para encontro com o papa Leão 14 e reunião da FAO (Ricardo Stuckert/PR)
Ouvir matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo, 12, a Roma, na Itália, para compromissos internacionais e um encontro com o papa Leão XIV, marcado para esta segunda-feira, 13, no Vaticano. A comitiva desembarcou por volta das 10h30 no horário local (5h30 em Brasília).

A audiência com o papa Leão XIV foi confirmada neste sábado, 11, pelo serviço de imprensa da Santa Sé e pelo governo federal. Será o primeiro encontro entre Lula e o novo pontífice desde a sua eleição para o comando da Igreja Católica.

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política. O presidente já havia sido recebido por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes momentos de governo.

ENCONTRO DA ONU

Lula também cumpre agenda em dois eventos no país. Participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e encerra a segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a Cúpula de Líderes do G-20, sob a presidência brasileira.

O convite para a participação no fórum partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando o presidente brasileiro foi informado de que o Brasil saiu do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

“O Brasil saiu do Mapa da Fome outra vez. Conseguimos tirar 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio de governo e vai ter um grande encontro em Roma, na FAO, e eu vou ter que falar como o orador principal desse encontro”, disse Lula, em entrevista recente.

O Fórum Mundial da Alimentação vai até o dia 18, período em que também serão comemorados os 80 anos de criação da FAO.