Evento em Rio Preto discute plano estadual de investimentos
O encontro reuniu representantes das regiões administrativas de Rio Preto e Araçatuba nesta quinta

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) realizou nesta quinta-feira, em Rio Preto, o 6º Fórum Regional do Plano de Logística e Investimentos do Estado de São Paulo (PLI-SP 2050). O encontro reuniu representantes das regiões administrativas de Rio Preto e Araçatuba.
De acordo com a assessoria do governo estadual, o plano "organiza dados, cruza demandas locais com estudos técnicos e define diretrizes para que os futuros investimentos em transportes e logística sejam mais eficientes, sustentáveis e conectados à realidade de cada região".
O encontro integra a série de Fóruns Regionais do PLI-SP 2050 e foi realizado anteriormente em Registro, Sorocaba, Ribeirão Preto, Bauru e Campinas.
“O plano constrói um arcabouço técnico robusto, baseado em dados e na escuta regional. É um planejamento que ultrapassa governos”, afirmou o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, no comunicado divulgado pela assessoria do Estado.
Um dos temas debatidos foi a dependência quase exclusiva do modal rodoviário na região. "O plano avalia impactos em tráfego, custos, emissões de carbono e eficiência energética — um esforço técnico que, ao final, deverá subsidiar uma carteira de projetos consistente e alinhada às vocações regionais".
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Preto, Mário Welber e a diretora do Ciesp de Rio Preto, Aldina Amico, também participaram do evento.
Sugestões para o plano podem ser apresentadas no site: pli.semil.sp.gov.br.