Em Rio Preto, Tarcísio diz que novo contrato de concessão terá pedágio mais barato
Governador também defendeu a implantação do modelo de pedágio "free flow", que elimina guichês e cobra por quilômetro rodado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira, 10, em Rio Preto, que o Estado irá assinar em abril o novo contrato de concessões de rodovias, que inclui o trecho da Washington Luís (SP-310) que passa pela região. Sem citar valores, ele disse que a tarifa terá preço reduzido.
"O governo do Estado vai trabalhar para eliminação de todas as praças de pedágio para trabalhar com o 'free flow' (tipo de pedágio sem necessidade de parar em guichês). A gente começa a usar a lógica de pagamento por quilômetro rodado, aumenta a massa de pagantes, que mantém o equilíbrio financeiro do contrato", acrescentou.
O "free flow" é um novo formato de pedágio e permite que os motoristas possam trafegar sem necessidade de parar nos guichês de cobrança.
O novo contrato de concessão prevê a construção de terceiras faixas na rodovia entre Mirassol, Rio Preto e Cedral.
Tarcísio também prometeu investimentos em Santas Casas, assinou convênios na área de segurança pública, prometeu colocar em prática a Região Metropolitana de Rio Preto e ainda disse que mantém conversas frequentes e recebe conselhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos.
Evento
O governador esteve no Parque Tecnológico para posse da nova diretoria da Associação de Municípios da Araraquarense (AMA). A entidade, que reúne cerca de 100 cidades da região, será presidida pelo prefeito de José Bonifácio, Dilmo Resende (União Brasil).
O evento lotou o auditório, com capacidade para 227 pessoas, mas centenas ainda ficaram do lado de fora. O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), participou da posse, assim como deputados da região e também secretários do governo Tarcísio. Entre eles, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, de Saúde, Eleuses Paiva, de Governo, Gilberto Kassab, e a secretária de Esportes, Coronel Helena. Os dois últimos são de Rio Preto.
Ainda foram ao local o presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), o estadual Sebastião Santos (Republicanos) e o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que irá assumir cadeira na Assembleia Legislativa na quinta-feira, 15.
Tarcísio chegou por volta das 11h ao local e saiu às 12h40. Foi direto para o aeroporto, de onde seguiu para São Bernardo do Campo.
Saúde
Tarcísio prometeu ainda envio de recursos para a Santa Casa de Fernandópolis, que suspendeu parte de atividades na semana passada.
“Vamos ter a recuperação da Santa Casa de Fernandópolis. Estamos fazendo uma grande campanha de vacinação, inclusive com apoio financeiro a municípios, um programa a cargo do secretário de Saúde, Eleuses Paiva”, disse.
Segurança
No evento, Tarcísio assinou convênios com prefeituras da região para serviços de atividade delegada da Polícia Militar e ainda do programa Detecta. Afirmou que o Estado faz estudos para ampliar o efetivo de policiais nas ruas. “Estamos avaliando várias medidas, inclusive convocação de profissionais da reserva para assumir serviços administrativos, liberando mais policiamento ostensivo”, afirmou.
O governador também disse que o Estado irá realizar novos estudos para colocar em prática a Região Metropolitana de Rio Preto. A lei entrou em vigor em 2021, mas ainda falta criação de conselho e liberação de recursos, por meio de um fundo específico para desenvolvimento de ações regionais.