Coronel lança gabinete na região Norte e finaliza projeto de 12 anos de isenção de IPTU a empresas
Prefeito de Rio Preto e primeira-dama farão atendimentos no local; Coronel Fábio também disse que irá encaminhar a Câmara projeto que dará isenção de IPTU a empresas, incluindo proposta que isenta do imposto em dois anos empresários multados na pandemia

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), afirmou nesta quarta-feira, 29, em evento no Shopping Cidade Norte, que está preparando mudanças nas secretarias. No evento, também disse que o governo finaliza projeto que será encaminhado à Câmara para garantir 12 anos de isenção de IPTU a empresas. Já negócios multados durante pandemia de Covid-19 poderão ter dois anos de isenção do imposto.
Secretariado
Sem afirmar qual mudança será formalizada no secretariado, o prefeito brincou na abertura do evento com o assessor Robson Ricci, que é o primeiro é suplente do PSD, dizendo que muito em breve ele deve deixar este posto. Isso sinaliza que está provavelmente finalizado um acordo para que o vereador Jorge Menezes (PSD) assuma a Secretaria de Habitação de Rio Preto. A pasta tem como titular Sandra Reis, que também é secretária de Desenvolvimento Social. Há expectativa também de possível definição na pasta de Serviços Gerais. “Vamos aguardar. Em breve vamos divulgar ajustes que vamos fazer na administração”, afirmou, em entrevista coletiva.
No gabinete no local, no Ganha Tempo Cidadão, o prefeito deverá atender uma vez por semana. Esses atendimentos também serão feitos pela primeira-dama Josiane Cândido, que é presidente do Fundo Social de Solidariedade. Segundo o prefeito, a medida não vai ter custo para o município porque a sala foi cedida pela administração do shopping. O local é oficialmente denominado “Gabinete da Gestão Presente – Região Norte”. No evento, o chefe do Executivo também anunciou parceria com a CPFL no lançamento de um totem instalado no Ganha Tempo que permite realizar variados serviços. O totem entrou em funcionamento já nesta quarta-feira.
Prospera
O coronel também disse que vai encaminhar à Câmara um projeto de lei que cria o Prospera Rio Preto, por meio do qual empresas poderão aderir a um programa que vai ter linhas de financiamento e também isenções de IPTU para atrair investimentos ao município. Neste projeto, segundo o prefeito, empresas que receberam multas por descumprimento de medidas de restrição durante a pandemia de Covid-19 poderão ter isenção de IPTU por dois anos.
“O empresário é aquele que traz emprego qualificado e renda. Estamos nesse movimento de tirar as pessoas do assistencialismo e trazê-las para o emprego formal e dar dignidade para as famílias”, afirmou.
“Formalizamos esse projeto de lei que em breve vai ser encaminhado para a Câmara Municipal, onde vamos atuar fortemente para atrair grandes investimentos ao município. Para aqueles empresários que aderirem ao Prospera Rio Preto, vamos inicialmente conceder uma isenção de IPTU por 12 anos. Também teremos isenção de todas as taxas administrativas para construções. Vamos também isentar empresários de ITBI e permitir a comercialização de áreas do município para os empresários de forma parcelada”, afirmou.