Diário da Região
ELEIÇÕES 2026

Coronel Helena confirma ida para o PSD e candidatura a deputada estadual

Saída do Republicanos e filiação no partido de Gilberto Kassab foram confirmadas ao Diário no início da noite desta sexta-feira, 20

por Maria Elena Covre
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Helena confirma ida para o PSD (Divulgação)
Galeria
Helena confirma ida para o PSD (Divulgação)
Ouvir matéria

Secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena Reis confirmou em primeira mão ao Diário no início da noite desta sexta-feira, 20, que vai mesmo deixar o Republicanos para ingressar no PSD.

A decisão foi maturada durante meses e tomada após negociações realizadas diretamente com o cacique nacional do PSD, Gilberto Kassab, que também responde pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.

Com sua ida para o PSD, a rio-pretense deixará a condução da Secretaria de Esportes em março, em cumprimento à exigência legal, para disputar cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde é a primeira suplente do Republicanos, tendo recebido 53.482 votos no pleito de 2022.

Questionada pelo Diário, Coronel Helena confirmou que já conversou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre a sua decisão de migrar para o PSD e voltar a brigar por uma cadeira no Legislativo estadual.

Helena desconversou sobre um suposto pedido de Tarcísio para ela continuar na pasta e não se apresentar às urnas em outubro, o que facilitaria o caminho para Danilo Campetti, segundo suplente do Republicanos na Casa, com 52.393 votos no último pleito, e próximo ao governador.

A oficial da reserva da Polícia Militar se limitou a dizer que sua candidatura “é certa, construída com diálogo entre os dois (ela e o governador), pois tem a responsabilidade de alinhamento para garantir base sólida na Alesp para o próximo governo Tarcísio”.

2020

Recém-aposentada na Polícia Militar, Coronel Helena estreou na política partidária em 2020, pelas mãos do presidente municipal do Republicanos, Diego Polachini. Ela disputou, então, a Prefeitura de Rio Preto e, apesar de neófita, tornou-se a principal antagonista de Edinho Araújo (então no MDB) naquele pleito.

Apesar de não vencer, os mais de 50 mil votos obtidos então a gabaritou para a disputa de 2022, quando bateu na trave, pegando a primeira suplência do partido na Alesp.

Considerada candidata natural à Prefeitura na disputa de 2024, Coronel Helena acabou desistindo da disputa, abrindo caminho para que o Republicanos apoiasse a candidatura de Itamar Borges (MDB).

Ao entrar em rota de colisão com a direção local do Republicanos, ela acabou escanteada dentro do partido, que hoje prioriza a candidatura de Campetti.