Diário da Região
PERMANÊNCIA

Prefeito de Rio Preto anuncia decisão sobre Centro Pop nesta sexta-feira

Reportagem do Diário apurou que o serviço deve continuar no mesmo local, que passará por reforma

por Vinícius Marques
Publicado há 11 horasAtualizado há 8 horas
Coronel Fábio em entrevista nesta quinta (Reprodução/Vídeo)
Coronel Fábio em entrevista nesta quinta (Reprodução/Vídeo)
Ouvir matéria

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), afirmou nesta quinta-feira, 3, que anunciará nesta sexta, 4, a decisão sobre o futuro do Centro Pop. A entrevista coletiva está marcada para ocorrer no bairro Boa Vista e deve apresentar “novidades relacionadas ao Centro Pop e às políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua”.

Atualmente, o Centro Pop, que oferece atendimento a pessoas em situação de rua, está localizado nas proximidades do complexo de viadutos João 23 (conhecido como Jordão Reis).

Em maio, o prefeito chegou a apresentar a autoridades — incluindo representantes da Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública — a proposta de transferir o equipamento para a Vila Esplanada, nas imediações do bairro Boa Vista. A ideia, que já havia sido mencionada por ele em março, durante o aniversário da cidade, provocou forte reação de moradores da região.

Nesta sexta, Coronel Fábio deve anunciar que o Centro Pop não irá para as imediações do bairro Boa Vista. A reportagem apurou que deve ser anunciada uma ampla reforma no local onde está instalado hoje o serviço, além de melhorias para o próprio bairro Boa Vista.

Protestos

Em meio aos protestos contra a mudança do Centro Pop para a Boa Vista, que também chegaram à Câmara, o então secretário de Assistência Social, Frederico Izidoro, deixou o comando da pasta. Sandra Reis, secretária Habitação, foi nomeada para a Assistência.

O prefeito também criou um grupo de trabalho, coordenado pelo secretário de Obras e vice-prefeito, Fábio Marcondes, para discutir propostas voltadas à população em situação de rua. A Câmara, por sua vez, instituiu uma frente parlamentar para acompanhar o tema. Em reunião com representantes do Boa Vista, Marcondes solicitou um prazo de 30 dias para apresentar uma alternativa — prazo que se encerra nesta sexta.

Anúncio

Coronel Fábio comentou o assunto durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde e, mais tarde, em entrevista coletiva, mas não antecipou detalhes: “Amanhã vamos fazer um anúncio”, pontuou.

Enquanto isso, moradores da região se mobilizam até com uso de carro de som para comparecerem no local do antigo “Mangueirão”, onde será a coletiva.