Diário da Região
COLUNA DO DIÁRIO

Festa de Campetti realiza sonho bolsonarista de prender Lula com as próprias mãos

Convidados foram recepcionados por bonecos gigantes representando o deputado como policial e o presidente da República em vestes de presidiário

por Maria Elena Covre
Publicado há 9 horasAtualizado há 1 hora
Bonecos gigantes representando o deputado como policial e o presidente da República em vestes de presidiário (Divulgação)
Galeria
Bonecos gigantes representando o deputado como policial e o presidente da República em vestes de presidiário (Divulgação)
Ouvir matéria

Ainda que a narrativa não correspondesse exatamente aos fatos, a festona de aniversário de 48 anos do deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) no último domingo, 19, permitiu a imersão dos convidados no cenário dos sonhos dos bolsonaristas radicais.

Ali, cada um que chegava tinha como experimentar a sensação de não só ver Lula vestido de presidiário “sendo levado para a cadeia”, como sugeria o material decorativo, como também se colocar na condição de um policial escoltando o agora inimigo número dois do bolsonarismo – sim, porque o ministro do STF Alexandre de Moraes, certamente, ganhou o alto do pódio neste quesito.

Logo em frente à porta principal de um salão de festas para 700 pessoas na cidade de Cedral, os convidados eram “recepcionados” por um pixuleco gigante feito de material inflável, customizado a partir da foto em que Campetti, na condição de agente da Polícia Federal (da qual está licenciado), escolta Lula da carceragem de Curitiba (PR) para o velório do neto dele, em São Bernardo do Campo, em março de 2019.

Na cabeça de Lula, como licença poética, foi colocado um boné vermelho com a estrela do PT em branco e entre as mãos dele algemadas uma garrafa de cachaça e cédulas de dinheiro, além, claro, da indumentária listrada. Ao lado, o deputado armado, peito estufado, bem maior que um Lula encolhido. Nos pés, o slogan que Campetti está reciclando de 2022: o homem que prendeu o Lula.

Mas era dentro do salão que a “brincadeira imersiva” ficava ainda mais divertida para o antilulistas. O pixuleco em tempo real trazia um terceiro policial também segurando os braços do “presidiário” com o espaço do rosto recortado. Era ali que os sonhos se tornavam realidade: era só aproximar o rosto e se deixar fotografar.

Leo Bizon, que atuou na Prefeitura de Guarulhos, foi apresentado pela cerimonialista do evento como o novo coordenador de comunicação do deputado estadual e responsável pelo conceito da festa.

Não é novidade que Danilo Campetti já vinha buscando resgatar a imagem que o catapultou junto ao bolsonarismo e lhe deu a segunda suplência do Republicanos na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2022. O que se viu, no último domingo, no entanto, é que a nova versão da narrativa de prisão do Lula vem ainda mais turbinada no sentido de faturar com a sede de vingança do bolsonarismo raiz com a volta do petista ao Planalto.

NOTAS 

JUNTOS...

Não só o cenário chamou a atenção na festa de aniversário de Danilo Campetti (Republicanos). A presença do prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), e alguns de seus secretários do campo mais ideológico, mostra que a relação entre os dois anda bem mais amigável. Outro sinal da “conectividade” com o grupo coronelista foi Ed Buffet como responsável por manter os convidados bem alimentados. Todos sabem que Ed não dá um único passo a mais, especialmente na seara política, sem a concordância do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL).

... E MISTURADOS

Outro figurão do PL presente, e o mais radical dos bolsonaristas radicais que ali estavam, foi o deputado federal Paulo Bilynskyj, que integra a bancada da bala no Congresso Nacional, preside a Comissão de Segurança e faz parte do núcleo-duro de Eduardo Bolsonaro. Diego Polachini, presidente local do Republicanos, não apareceu, mas mandou seu grupo. Ele justificou a ausência devido a compromissos fora da cidade com o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos).

PRESTIGIADO

Além do Coronel, a lista de prefeitos presentes foi motivo também para deixar ainda mais desconfortáveis as pulgas atrás das orelhas do deputado estadual votuporanguense Carlão Pignatari (PSDB) e do deputado Itamar Borges (MDB), com domicílio eleitoral em Rio Preto. Isso porque lá estavam Jorge Seba (Votuporanga), Evandro Mura (Santa Fé), João Cantarella (Fernandópolis), Odair Silva (Barretos) e Gi Franzotti (Potirendaba).

OS VAZ

Não se sabe dizer se o casal Ivani e Vaz de Lima, respectivamente ex-vice-prefeita de Rio Preto e ex-deputado, tiraram fotos “prendendo Lula”, mas os ex-tucanos, que andavam sumidos, apareceram na festa de Campetti, reforçando informações de que estão com os pés dentro do Republicanos.

CARGOS

Volta à pauta na sessão desta terça-feira, 21, projeto do Executivo que cria 25 cargos concursados, sendo 10 de assistentes sociais e 15 de psicólogos, na Secretaria de Desenvolvimento Social de Rio Preto. A proposta chegou a ser retirada pelo prefeito Coronel Fábio Candido (PL) e foi novamente protocolada na última semana com pedido de urgência. Os novos postos não demandarão concurso público, uma vez que, segundo o município, existe certame dentro do prazo de validade com lista de aprovados que podem ser convocados.

SEM…

Coronel Fábio Candido solicitou mais 15 dias para responder a um requerimento aprovado pela Câmara sobre uma polêmica envolvendo seu perfil oficial no Instagram. O pedido de explicações foi feito após seguidores dele se tornarem alvo de deboche e respostas irônicas em uma publicação feita pelo chefe do Executivo municipal no dia 25 de setembro, data em que foi aprovado o aumento do IPTU. No dia seguinte, diante da repercussão negativa, o Coronel fez outra postagem dizendo que “outra pessoa” tinha respondido por ele.

... RESPOSTA

O requerimento, de autoria do vereador João Paulo Rillo (Psol), faz uma série de questionamentos, dentre os quais a identidade da pessoa responsável pelas reações nas falas dos munícipes, sua relação com a Prefeitura (se é servidor efetivo, comissionado ou funcionário de empresa contratada) e se houve uso de recursos públicos na elaboração, publicação e monitoramento do conteúdo. O prazo inicial para as respostas era de 15 dias, renovável por igual período.

TARIFA ZERO

Falando no psolista, ele apresentou na Câmara proposta de criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para realizar estudos e análises sobre a implantação da Tarifa Zero no transporte público de Rio Preto. Para entrar em votação, João Paulo precisa conseguir mais sete assinaturas, no mínimo. Se lograr sucesso na empreitada, a CEV será formada por cinco membros e terá 120 dias para concluir os trabalhos.

TERMÔMETRO

O resultado da caça por adesões vai ser um bom termômetro de como anda a disposição dos demais vereadores em relação ao tema que, de promessa de campanha do Coronel, pode virar um trunfo para a oposição e um aditivo para João Paulo, que vai tentar voltar à Alesp em 2026.

NA TERRINHA

Fundador e atual presidente do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP), que comemora seu oitavo aniversário, o professor-doutor e coronel da reserva da Polícia Militar, Azor Lopes da Silva Júnior, fará uma palestra nesta quarta-feira, 22, em Lisboa. Ele vai falar no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna da Polícia de Segurança Pública sobre o tema “As influências de Ferrajoli, Zaffaroni e Jakobs: um olhar pelas Ciências Policiais Luso-brasileiras”.