Diário da Região
DESFILIAÇÃO

Anderson Branco recebe aval para deixar o partido Novo

Vereador que integra o governo do Coronel Fábio Candido recebeu carta de anuência do diretório estadual do partido para desfiliar-se da legenda; ele disse que irá avaliar para qual partido vai agora

por Vinícius Marques
Publicado há 3 horasAtualizado há 3 horas
Anderson Branco, que pediu para sair do partido (Divulgação/Câmara de Rio Preto)
Galeria
Anderson Branco, que pediu para sair do partido (Divulgação/Câmara de Rio Preto)
Ouvir matéria

O vereador licenciado e secretário de Governo de Rio Preto, Anderson Branco, deixou o partido Novo, legenda pela qual foi eleito para o terceiro mandato no ano passado, com 2.738 votos. Antes, o parlamentar estava filiado ao PL.

Anderson Branco passou por período de turbulência na legenda em 2024, depois que votou a favor de projeto do então prefeito Edinho Araújo (MDB) para captação de água no rio Grande, contrato rescindido no governo do Coronel Fábio Candido (PL). Chegou a ter ameaçada a garantia de legenda para ser candidato. Saiu das urnas reeleito. Foi o primeiro parlamentar do Novo a ocupar cadeira na Câmara. Atualmente, a vaga é ocupada pelo suplente Marcelo Renato.

Branco recebeu carta de anuência de desfiliação nesta terça-feira, 4, assinada pelo presidente estadual da legenda, Fernando Henrique Meira de Castro. A desfiliação foi autorizada “sem que isso implique em infidelidade partidária, não havendo, portanto, qualquer sanção ou ônus ao parlamentar, ou ao seu mandato”, consta no documento.

“Reafirmamos que não temos interesse em requerer judicialmente a cadeira hoje ocupada pelo citado mandatário, ficando desde já autorizada a sua desfiliação partidária”, diz o presidente na carta. Atualmente, o Novo não tem diretório municipal. Branco pediu desfiliação da legenda na semana passada.

O secretário deixa a legenda com discurso sem rusgas. “Agradeço a oportunidade que tive no partido Novo, meu tempo, meu ciclo acredito que terminou e sigo a minha vida política trabalhando sempre pela população”, afirmou à reportagem. Branco disse que irá avaliar para qual partido vai agora. Segundo ele, a composição da Câmara não será alterada com sua saída do partido.