Família doa parte do acervo da professora Nilce Lodi
Professora, historiadora e escritora, Nilce se dedicou à causa da memória e resgate de documentos históricos de Rio Preto como poucos











Março é o mês de aniversário de fundação de Rio Preto, fundada em 19 de março de 1852. É também o mês de nascimento da inesquecível e imprescindível professora, escritora e historiadora Nilce Lodi. Nascida em Rio Preto em 11 de março de 1936, Nilce Apparecida Lodi faleceu, também em nossa cidade, aos 84 anos, no dia 26 de julho de 2020. Formou-se em Pedagogia em 1960, pela Fafi (atual Ibilce/Unesp) e foi a primeira aluna da instituição a defender tese de Doutorado em Filosofia, em 1968. O legado de Nilce jamais pode ser esquecido. Ela se dedicou à causa da memória e resgate de documentos históricos de nossa cidade como poucos.
Em 9 de julho de 1979, através do Decreto Municipal 2.191, assinado pelo prefeito Adail Vettorazzo, foi criado o Comdephact (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico) de São José do Rio Preto. Dezessete membros foram efetivados como conselheiros, entre eles Nilce e outros professores, como Daud Jorge Simão, Romildo Sant’Anna, Dinorath do Valle, Oswaldir Francisco de Castro, o jornalista Roberto do Valle, os arquitetos Romeu Sofredini e José Carlos de Lima Bueno, entre outros.
Se não fosse a luta desses pioneiros não teríamos nada de nossa história. Eles emprestaram seus nomes e prestígio para convencer famílias a doar para o órgão seus arquivos de documentos e fotos. Com sede no Centro Cultural Daud Jorge Simão, o Comdephact elegeu Nilce como sua primeira presidente, em 20 de julho de 1981, ainda na administração de Adail Vettorazzo, ficando na presidência até 2000. Foram 19 anos interruptos organizando e catalogando o precioso e vasto arquivo de fotos, documentos históricos e mapas, que hoje formam o acervo do Arquivo Público Municipal.
Em 1994, comemorando o centenário de emancipação política, o Comdephact produziu o primeiro documentário sobre a história da cidade: “São José do Rio Preto – Um pouco de sua história”, com roteiro de Nilce Lodi. Produzido em VHS, o documentário é um precioso documento de nossa história. Nilce também foi cofundadora do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto (IHGG) e da Sociedade Cultural Ítalo-brasileira Amici d’Itália, além de escrever semanalmente, por anos, no Diário da Região.
Há alguns meses, a sua família doou a mim uma boa parte do seu acervo. Um tesouro inestimável. As fitas de vídeo já estamos mostrando no programa “Documento Rio Preto”, na TV Câmara, apresentado em parceria com o jornalista Alexandre Gama. Do acervo fotográfico vamos mostrar, a partir da próxima semana, duas colunas com fotos incríveis da cidade do início do século 20. Eternidade para a nossa inesquecível Nilce Lodi.