SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
Rio Preto em Foco

A chegada da televisão em Rio Preto

Em 18 de janeiro de 1962, Rio Preto passa a captar as primeiras imagens, retransmitidas pela TV Tupi, a partir de Ribeirão Preto

Liza Mirella
Publicado em 17/10/2020 às 20:10Atualizado em 06/06/2021 às 18:45
Em 18 de janeiro de 1962, Rio Preto passa a captar as primeiras imagens, retransmitidas pela TV Tupi, a partir de Ribeirão Preto (Rio Preto em Foco)

Em 18 de janeiro de 1962, Rio Preto passa a captar as primeiras imagens, retransmitidas pela TV Tupi, a partir de Ribeirão Preto (Rio Preto em Foco)

A televisão no Brasil teve início em 18 de setembro de 1950, com a inauguração da TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos dos Estados Unidos pelo jornalista, mecenas e magnata das comunicações no país Assis Chateubriand. Dono dos Diários Associados, o maior conglomerado de mídia da América Latina, que contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio, revistas e agência telegráfica, "Chatô", como era mais conhecido, visionava um novo mundo com a televisão no país, mostrando nossas belezas para todo o planeta.

Quatro meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entrava no ar a TV Tupi Rio de Janeiro. Em 1953, a TV Record. Nos anos seguintes as emissoras se espalham pelo país e o brasileiro, literalmente, colou a cara na tela da TV. Virou uma febre. Tanto que a TV Tupi começou a espalhar-se por todo interior do estado de São Paulo. A pioneira foi a TV Tupi Ribeirão Preto, em 1952, que ficou no ar até 1962, quando houve um vendaval que derrubou a antena da emissora, instalada no centro de Ribeirão Preto.

E é aí que Rio Preto entra na jogada. O presidente da Associação Comercial de Rio Preto Waldemar Verdi já vinha travando uma verdadeira luta para a instalação da uma emissora em Rio Preto, desde 1958, conforme descreve o Dicionário Rio-pretense, de Lelé Arantes, nas suas páginas 248 e 249. Ele já havia encaminhado àquela época um ofício à Associação Comercial de Ribeirão Preto solicitando informações sobre a instalação de uma emissora em Rio Preto. Finalmente, em 18 de janeiro de 1962, Rio Preto passa a captar as primeiras imagens, retransmitidas pela TV Tupi, a partir de Ribeirão Preto, que acabara de recolocar sua TV no ar após o incidente da queda da torre de transmissão.

Em 15 de setembro de 1971, a TV Record, aliada a TV Tupi, ambas de São Paulo, fundam a TV Rio Preto, Canal 8, com muitos programas de auditório, como o Amaury Júnior na TV, Programa Silveira Lima, Sala dos Esportes e o histórico programa sertanejo A Porteira do 8, que está no ar há 35 anos. Foi ela também que produziu o primeiro jornal televiso na cidade, contando com Alexandre Macedo, João Roberto Curti e a jovem Ana Maria Braga na bancada.

Em 1973, a emissora passou a pertencer ao empresário catanduvense Varlei Agudo Romão e começou a transmitir jogos de futebol do América e do Rio Preto, além dos campeonatos dente de leite e infantil no Clube Monte Líbano e Palestra. Em 1989, a emissora foi adquirida pelo empresário e Bispo Edir Macedo e, infelizmente, seus arquivos foram excluídos. Em 1987, entrava em funcionamento a afiliada da TV Globo em Rio Preto, a TV Globo Noroeste Paulista.

Programa Porteira do 8, na TV Rio Preto (Ivo Pirani)

Osmir e Chiquinho, cinegrafistas da TV Globo Noroeste Paulista (Ivo Pirani)

Programa Amaury Júnior, na TV Rio Preto Canal 8 (Rio Preto em Foco)

Rio Preto em super 8 (Rio Preto em Foco)

Primeiro jornal televisivo da cidade: João Roberto Curti, Ana Maria Braga e Alexandre Macedo, na TV Rio Preto Canal 8 (Rio Preto em Foco)

Ana Maria Braga na Bancada do Jornal da TV Rio Preto Canal 8 (Rio Preto em Foco)

Chatô inaugurando a TV Tupi, em 1950 (Rio Preto em Foco)

Brasileiros com a cara na TV (Rio Preto em Foco)

Sala dos Esportes, no Canal 8 (Rio Preto em Foco)

Marcelo Gonçalves entrevista José Eduardo Chimelo na Piscina do América; Tião Motorista e Celso Valsechi (Câmera), TV Recordr (Rio Preto em Foco)

Chacom, um dos primeiros cinegrafistas da TV Rio Preto Canal 8 (Rio Preto em Foco)

Waldemar de Oliveira Verdi e João Antunes apresentam o primeiro aparelho de TV na cidade (Acervo Acirp/Divulgação)

Índio, cinegrafista da TV Rio Preto Canal 8 (Ivo Pirani)

Programa na TV Tupi (Rio Preto em Foco)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por