SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
PAINEL DE IDEIAS

Um prefácio para 'Memória do Coração'

Incrível a sua memória e envolvimento em tantos fatos importantes da nossa cidade. Vi e revivi muitos acontecimentos, descobri pessoas maravilhosas de épocas diferentes, sempre através do olhar generoso e poético de Marinez

Adriana Neves
Publicado em 18/05/2022 às 19:51Atualizado em 19/05/2022 às 09:08

Uma mulher forte, aguerrida, visionária, empresária de sucesso e carismática! Era assim que via a Marinez Osti Klajman. Por isso, o tamanho da minha emoção quando ela me ligou e ouvi: “Oi Dri, durante esta pandemia fiquei bastante isolada e sozinha, tive tempo para escrever sobre a minha vida. Reuni num livro as “memórias do coração!”. Você está no livro e gostaria que escrevesse um dos prefácios, ao lado da Andraci e da Cida Vizotto” (mulheres que admiro muito). Coloquei o telefone no “viva voz” para que meu filho, Enrico, pudesse escutar, não só para testemunhar, mas para ter orgulho da mãe recebendo um convite tão honroso! Emocionada, respondi que sim! Após dois dias, eu havia lido o livro. Em dois dias, eu tinha mudado minha opinião sobre ela!

A mulher, que sempre vi forte, se tornou ainda mais forte, justamente por mostrar sem filtros sua fragilidade, sua vulnerabilidade, sua “humanidade”. A mulher, que eu via aguerrida, se comprovou muito mais aguerrida, uma guerreira diante dos obstáculos, pedras e montanhas que teve pelos caminhos. A visionária empresária de sucesso se confirmou quando li sobre enxergar e aproveitar a oportunidade ao abrir a Rodojet. Constatei no livro uma empresária crescendo como líder, formando e reconhecendo sua equipe, trabalhando incansavelmente, e sempre com uma alegria enorme, alegria de quem ama o que faz! Uma verdadeira aula de liderança e empreendedorismo!

Um presente ver (ler), isso mesmo, vocês vão ver, pois a leitura deste livro é uma narrativa que nos faz ver a Marinez se expondo amorosa, sensível, frágil, vulnerável diante do maior desafio de qualquer mulher que é ser mãe, avó, tendo a coragem de enfrentar um divórcio, quando era um tabu enorme, e tendo a coragem de viver um grande amor já na vida adulta!

Descobri a Marinez engajada, preocupada e envolvida com os acontecimentos da cidade, da comunidade, da política, do País e do mundo! Já tinha uma amostra desse seu lado, pois em 2014, ela, então do Conselho Consultivo da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) me ligou – eu estava Presidente da entidade - sugerindo uma ação para ajudar a conter a epidemia de dengue na cidade!

Descobri a Marinez generosa ao olhar para os fatos, mesmo os mais difíceis com a gratidão do aprendizado; descobri uma amiga apaixonada pelos amigos, paixão pelas características individuais e distintas de cada um, tanto que ganhei vários amigos que nunca conheci pessoalmente e outros que jamais conhecerei fisicamente, pois já não estão mais vivos aqui, mas agora também estão vivos no meu coração – como o Cesar Fernandes, por exemplo! Que delícia a descrição sem discrição dos seus amigos, que agora são meus amigos! São tantos, tantos queridos, que fiquei curiosa em saber quantos ela citara no livro. Contei 183, mas desisti, pois estava ainda no meio da leitura!

Incrível a sua memória e envolvimento em tantos fatos importantes da nossa cidade. Vi e revivi muitos acontecimentos, descobri pessoas maravilhosas de épocas diferentes, sempre através do olhar generoso e poético de Marinez! Agora você também tem a oportunidade incrível de ler, ver, sentir, viver e reviver e, ao final do livro, terá junto com ela, “Memórias do Coração”!

ADRIANA NEVES, Empresária em Rio Preto. Escreve quinzenalmente neste espaço às quintas-feiras

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por