SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
PAINEL DE IDEIAS

A vida é boa com você!

Pule fora da leseira de sentimentos, fuja da inércia feiosa da ingratidão, bobagens orgulhosas. Vá até quem faz sua vida ser boa e cante: ‘eu só vim pra dizer que a vida é boa com você!’

Elma Eneida Bassan Mendes
Publicado em 13/05/2022 às 21:23Atualizado em 13/05/2022 às 21:48
Elma Eneida Bassan Mendes (Reprodução)

Elma Eneida Bassan Mendes (Reprodução)

Parece sorvete de chocolate. A melodia, quindim que não enjoa. O refrão chiclete tem a ternura de uma torta de morangos. Os netos curtem a canção quitute. “A vida é boa com você”, do jovem compositor Bryan Behr é uma declaração gostosa, honesta. Para quem está de mal com o mundo, parece bobinha. “Por um instante minha vida se fez mais bonita quando você chegou. Lá onde as estrelas dormem a gente tem sorte de encontrar amor. Eu só vim pra dizer que a vida é boa com você, que a vida é boa com você, que a vida é boa com você, que a vida é boa.”

Com os meninos no colo, gosto de cantar, dançar e sorrir essa música como afirmação da minha mais intensa gratidão. O som angelical das gargalhadas deles me faz flutuar lá onde as estrelas dormem. A vida é realmente e plenamente boa com os netos! Também gosto de lembrar aos meus filhos que a vida é boa com eles. A vida é boa com as minhas noras e gosto que elas saibam disso. Quando estou com minha mãe ela diz que eu sou seu presente de Natal (eu nasci em dezembro). Eu digo: - “Mãe, a vida é muito, mas MUITO BOA com você!”

Também me declaro a raros amigos. Sem o colo, ombro, risadas e o norte deles minha vida não seria tão boa. É preciso verdade e coragem para dizer isso a alguém. Tem pessoa que você até ama ou quer bem, mas que, francamente, não torna sua vida boa. A dita cuja não faz questão nem esforço pra isso. Ela não está no time de quem faz sua vida ser boa. Então, alguém que faz sua vida ser boa merece seu reconhecimento. É justo e agradável ela saber que tem café no bule pra dar um gosto bom na sua vida! Quem faz sua vida mais bonita precisa saber disso! Seja o seu amor companheiro ou o porteiro do seu prédio. O seu pai ou o frentista. Sua melhor amiga ou a caixa do mercadinho. A manicure de muitos anos, a tia que safa você das encrencas ou a enfermeira que cuida do seu doente com dedicação. A vida é boa com essas pessoas? A vida é boa porque você tem essas pessoas? Declare!

“A vida é boa com você!” é bem diferente de “A vida era boa com você!” Entendeu? Pule fora da leseira de sentimentos, fuja da inércia feiosa da ingratidão, bobagens orgulhosas. Vá até quem faz sua vida ser boa e cante: “eu só vim pra dizer que a vida é boa com você!” É um tremendo presente ouvir isso! E, claro, aproveite para refletir se você faz a vida de outras pessoas ser boa. A vida é boa com você? Se algum sabor ou cenário faz sua vida ser boa, cante também! Dos meus netos e filhos, passando pela jabuticaba docinha, o pão com manteiga na chapa ao pôr do sol de outono, eu me declaro: “a vida é boa com vocês!”

Fim da noite, sozinha com Deus, lembro das bênçãos do dia. Percebo Ele sorrir pra mim, como se estivesse esperando. “Sim, meu Deus lindo, minha vida é boa com você! Boa não, perfeita, possível. Sem você, eu não seria. Que sorte eu tenho de ter o seu amor! Eu só vim pra dizer que a vida é boa com você!”

ELMA ENEIDA BASSAN MENDES, Jornalista, escritora e membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec). Escreve quinzenalmente

neste espaço aos sábados

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por