Diário da Região
DIÁRIO TEC

Parceria entre Google e Ciee oferece 28 mil bolsas de estudos no País

Parceria entre a gigante e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) divulga 28 mil bolsas de estudos para formação tecnológica de jovens

por Luna Kfouri
Publicado em 23/06/2022 às 03:27Atualizado em 23/06/2022 às 03:38
Até 2026, o Google estima distribuir 500 mil bolsas de estudos para formação de jovens no mercado de Tecnologia da Informação (Pixabay/Banco de imagens)
Até 2026, o Google estima distribuir 500 mil bolsas de estudos para formação de jovens no mercado de Tecnologia da Informação (Pixabay/Banco de imagens)
Ouvir matéria

Para jovens que buscam aprimorar conhecimento em tecnologia, o Google estima que, até 2026, distribuirá 500 mil bolsas de estudos para formação em áreas que atualmente têm alta demanda no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação (TI). Segundo a empresa, as primeiras 30 mil vagas serão anunciadas para treinamentos em Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos e Design UX.

Nesta primeira etapa, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), o Google disponibilizará 28 mil bolsas. O Ciee será responsável pela seleção e acompanhamento dos jovens que queiram ingressar no mercado.

Conforme o Centro, podem participar desta seletiva estudantes ou recém-formados do ensino médio e de cursos técnicos, aprendizes do Ciee, egressos do Programa de Aprendizagem da instituição e também alunos de cursos superiores. “Serão priorizadas pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e a população de baixa renda”, afirma em nota. Podem se inscrever também jovens que não estão estudando.

Para participar do processo de seleção, basta se inscrever pelo aplicativo “CIEE ONE”.

Todos os cursos foram criados pelo Google e estão hospedados na plataforma de educação da Coursera. “São cerca de 800 horas de aulas, considerando as quatro titulações juntas, com certificação, visando o preparo dos estudantes para ingresso em postos de trabalho no campo em constante crescimento profissional da tecnologia”, explicou a empresa.

O projeto de criação de bolsas de estudos faz parte do programa Cresça com o Google, que apresenta soluções de problemas e atendimento ao cliente, redes, sistemas operacionais, administração de sistemas e segurança através de palestras em vídeo, questionários, laboratórios e widgets práticos. (Com Agência Brasil)

Contra fake news

Uber (Reprodução/Uber)
Uber (Reprodução/Uber)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta semana o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. Além dos acordos de cooperação com as plataformas digitais já citados pela coluna, o TSE lançou essa plataforma em que as pessoas poderão comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre todo o processo eleitoral. Pelo site www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022/sistema-de-alerta a pessoa pode registrar a denúncia e seguir as informações. De acordo com o TSE, o objetivo desse novo recurso é ter mais agilidade no combate às fake news.

Em viagem

A Uber lançou uma nova ferramenta, o U-Status, que possibilita ao motorista comprovar que está em viagem pelo aplicativo. Antes, em uma abordagem feita por autoridades públicas ou de segurança, não era possível comprovar de forma ágil. Agora, o motorista apenas clica em “Status da Viagem”, nos recursos de segurança do app. Ele mostra o status atual da viagem ou entrega, informações como foto e placa do veículo e recursos adicionais às autoridades policiais.

Premium ou não?

Com 700 milhões de usuários, o Telegram comemorou o feito e ainda divulgou novidades na rede. Ao assinar o Premium, o usuário pode fazer downloads mais rápidos, tem stickers exclusivos, reações e gestão aprimorada de chats. Mas, ao mesmo tempo, usuários não premium também poderão desfrutar de alguns benefícios, como baixar documentos extragrandes e visualizar os stickers enviados pelo Premium.

Evento cancelado

O segundo ciclo do Health Me Up, que aconteceria entre os dias 23 e 25 de junho, em Rio Preto, foi adiado. Segundo a organização, o Bootcamp será remarcado para o próximo mês, ainda sem data definida.

Dicas da Semana

Exibindo 0 de 0
4shared (Reprodução)
4shared (Reprodução)
Palco MP3 (Reprodução)
Palco MP3 (Reprodução)
Resso (Reprodução)
Resso (Reprodução)

Aplicativos multimídia

Para se distrair ou relaxar, muitas pessoas buscam ouvir músicas e assistir a filmes e séries. Hoje, essas atividades podem ser feitas pelo smartphone gratuitamente. Por isso, a coluna desta semana separou três aplicativos que podem ser usados para ouvir músicas, baixar, fazer upload e também assistir a vídeos, fora do catálogo dos serviços mais conhecidos. Confira a seguir.

4shared

O aplicativo é um serviço de hospedagem e compartilhamento que permite aos usuários ouvir músicas, fazer download ou upload em diferentes extensões. Além de músicas, o usuário também tem a possibilidade de baixar documentos, filmes e programas.

Palco MP3

O aplicativo oferece milhares de músicas de centenas de arquivos que podem ser baixados por streaming para ouvir sob demanda pela internet e também por download para ouvir off-line. Os usuários que são músicos, por exemplo, também podem usar o app para apresentar seu trabalho.

Resso

Da mesma desenvolvedora do TikTok, o serviço de streaming permite que usuários escutem músicas de sua preferência e acompanhem também com as letras sincronizadas. Com ele é possível criar playlists de sua escolha. O diferencial desse app, comparado aos anteriores, é a possibilidade de ouvir os podcasts.