SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2021
DIÁRIO TEC

Maratona de inovação da Nasa recebe inscrições até esta quinta-feira, em Rio Preto

Desafio de inovação da Nasa acontece neste fim de semana, em Rio Preto. Inscrições podem ser feitas gratuitamente até esta quinta

Gabriel Vital
Publicado em 30/09/2021 às 00:00Atualizado em 29/09/2021 às 18:11
Rio Preto participa pelo terceiro ano consecutivo da maratona de inovação da Nasa (Rawpixel/Banco de Imagens)

Rio Preto participa pelo terceiro ano consecutivo da maratona de inovação da Nasa (Rawpixel/Banco de Imagens)

Com tudo pronto para a “decolagem”, começa a contagem regressiva para o início do Nasa Space Apps Challenge, que acontece neste fim de semana, de 1 a 3 de outubro, em Rio Preto. O evento, que chega a sua 10ª edição, é promovido pela Agência Espacial Americana (Nasa) e propõe uma série de desafios a serem resolvidos com muita criatividade e inovação.

Este é o terceiro ano que Rio Preto participa do evento, que acontece simultaneamente em outras 42 cidades do Brasil. Ao todo, o desafio reúne 250 cidades, de diferentes países, em um “hackathon” global (maratona de programação e tecnologia), em que os participantes deverão propor soluções inovadoras para um dos 26 desafios propostos pela Nasa, sendo 13 relacionados à sustentabilidade do planeta Terra e outros 13 referentes ao ecossistema do espaço.

Segundo a organização, os desafios estão disponíveis na plataforma da Nasa e já podem ser escolhidos pelas equipes inscritas. O desafio “Covid-19 – Calculando o risco” está com o maior número de adesão, com 112 equipes. O segundo desafio mais escolhido, até o momento, é “As sementes vão viajar”, com 91 equipes, e o terceiro desafio é o da energia solar: “Você é meu brilho de sol”, com 75 equipes participantes.

As inscrições para participar gratuitamente do evento terminam nesta quinta-feira, 30, véspera da abertura. Para se inscrever, basta acessar o site spaceterra.org/cidades e selecionar São José do Rio Preto.

Qualquer pessoa pode participar, mas menores de 18 anos devem ter autorização de um responsável. Não é obrigatório ter conhecimentos em programação ou em outras áreas da tecnologia já que os projetos podem ser entregues por meio de vídeos, interfaces gráficas, games ou até mesmo em forma origami, desenho, escultura ou música.

Serviço

Nasa Space Apps Challenge Rio Preto. De 1 a 3 de outubro, online. Inscrições até 30 de setembro, gratuitas, pelo site https://spaceterra.org/sao-jose-do-rio-preto

Trending

Reels no Facebook: novidade deve chegar ao Brasil em breve

Reels no Face

O Reels está chegando ao Facebook. A ferramenta de vídeos curtos, lançada no Instagram em agosto de 2020 para fazer frente ao formato do TikTok, agora será integrada à rede social “mãe”. O lançamento do Reels no Facebook começou pelos Estados Unidos e recurso deve ser disponibilizado em breve ao Brasil. A expectativa é de que a novidade seja liberada, simultaneamente, a usuários dos sistemas Android e iOS.

Xô, desinformação

O YouTube adicionou, na quarta-feira, 29, novas diretrizes em sua política de desinformação médica. Na prática, isso significa que a plataforma de vídeos passará a ser mais rigorosa com o conteúdo publicado, excluindo aqueles que propaguem fake news ou qualquer tipo de desinformação sobre vacinas contra a Covid-19.

Bateria acabando 1

Cadê o carregador? Essa é, em outros termos, a pergunta do Procon-SP para a Apple e a Samsung. O órgão paulista de defesa do consumidor notificou as duas empresas para que expliquem por que os celulares vendidos não vêm com carregador na caixa. O Procon quer saber, por exemplo, qual será o custo para o consumidor comprar o acessório separadamente e as razões comerciais que fundamentam essa decisão. “Se comprovada essa prática abusiva, as empresas poderão ser multadas”, disse o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Bateria acabando 2

A Apple não comentou a notificação do Procon, mas, em março, quando foi multada pelo mesmo motivo, alegou os iPhones atuais são compatíveis com carregadores de outros modelos, inclusive de outras marcas que sigam os padrões da Anatel. Já a Samsung disse que o objetivo de não enviar carregador na caixa dos novos smartphones é minimizar o uso e o descarte de materiais que podem impactar o meio ambiente e que o padrão usado desde 2017 (USB-C) é compatível com carregadores de outros dispositivos. “O cabo USB-C está incluso, conforme adequadamente informado ao consumidor”, diz a nota.

Gerencie seu tempo

Manter uma rotina organizada por ser cada vez mais difícil, sobretudo quando há uma grande quantidade de atividades que precisam ser realizadas diariamente. A fim de contribuir para melhorar seu desempenho nas tarefas e aproveitar melhor o dia, o Diário selecionou 3 aplicativos capazes de ajudar a gerir seu tempo. Confira:

Gestão de tempo

Gerencia suas atividades e mede o tempo gasto em cada uma delas, além de elaborar um gráfico sobre o seu rendimento. É possível definir metas diárias, semanais ou mensais e verificar a conformidade em durações, em porcentagem de desvios de meta e em gráficos de desempenho.

Hábitos Diários

Permite criar listas de tarefas, organizar a rotina diária, definir metas e estabelecer hábitos saudáveis. O app ainda conta com lembretes inteligentes programáveis para lembrar de suas tarefas e mostra estatísticas detalhadas do progresso do desenvolvimento delas.

ATracker

Possui interface personalizável, suporte para iniciar e parar atividades com apenas um toque, sistema de metas, gráficos do tempo gasto diário e registros completo de atividades, que podem ser categorizadas com etiquetas. Permite também a exportação de dados e a sincronização em diferentes dispositivos.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por