SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
DIÁRIO TEC

Inteligência artificial é a principal tendência para 2022

Especialistas da área tecnológica falam sobre as tendências para 2022 e são unânimes em dizer que haverá um 'boom' do uso de inteligência artificial

Luna Kfouri
Publicado em 05/01/2022 às 19:30Atualizado em 05/01/2022 às 19:36
Setor de tecnologia deve ampliar usos da inteligência artificial (IA) em 2022 (Freepik/Banco de imagens)

Setor de tecnologia deve ampliar usos da inteligência artificial (IA) em 2022 (Freepik/Banco de imagens)

A tecnologia teve um “boom” nos últimos dois anos durante a pandemia, com a necessidade do trabalho remoto e o uso de aplicativos e plataformas para reuniões online. Para 2022, as expectativas do setor tecnológico são muito positivas e, entre as tendências citadas por profissionais da área, uma delas foi unânime: a inteligência artificial (IA).

Por mais que a IA já esteja inserida no dia a dia das pessoas, com o chatbot, por exemplo, ela tende a expandir neste ano, principalmente na área médica, como destaca Marta Roberta Pinheiro Garcia Teles, docente de tecnologia do Senac Rio Preto. “A inteligência artificial começa no chatbot até grandes implementações, como, por exemplo, para analisar uma tomografia. Existem projetos de IA para a área médica”, afirma.

Mário Henrique de Souza Pardo, professor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Rio Preto e assessor de tecnologia e inovação, destaca que a IA foi destaque no ano passado e será neste também. Para o consultor especialista em inovação Wladimir D'Andrade, a década é o período em que a inteligência artificial, a biogenética e o blockchain vão provocar verdadeiras revoluções.

Wladimir destaca três tendências tecnológicas para 2022: a criação de softwares e inovações para tornar o trabalho remoto eficiente, compras pela internet e tecnologias para lidar com informação digital, segurança contra fraudes e invasão de privacidade.

O professor de ensino superior pela Fatec de Rio Preto comenta que a Internet das Coisas também é uma tendência para este ano. “Significa você conectar dispositivos na internet, seja lá qual for esse dispositivo, e usá-los com alguma interação. Alguns podem ter sensores de temperatura, de umidade e de chuva, por exemplo. Essa área eu vejo que terá muito investimento e crescimento”.

Por fim, Marta vê o “metaverso” como uma tendência também para 2022, com destaque para a realidade virtual e a realidade aumentada. Além disso, os jogos também serão tendências para este ano, assim como tecnologias para acessibilidade. “A acessibilidade está demandando muito desenvolvimento da tecnologia. É uma tendência para esse ano. Na minha área de web há um apelo muito forte para que se desenvolva aplicativos para acessibilidade”, finaliza.

Trending

‘Poderoso’

A Samsung lançou nesta semana o mais novo integrante da família Galaxy S21: o S21 FE 5* (foto abaixo). O smartphone oferece recursos premium selecionados do Galaxy S21. De acordo com a empresa, foi atualizada a tela de 120 Hz3 do aparelho, que oferece alta resolução em uma tela FHD+ com a tecnologia “Amoled Dinâmico 2X” de 6,4 polegadas. Outro destaque do smartphone é a bateria durável. Ela é reforçada com recursos de carregamento super-rápido de 25W para que o usuário possa carregar mais de 50% da bateria em apenas 30 minutos e desfrutar do desempenho de alta velocidade do smartphone sem interrupção. O aparelho estará disponível a partir do dia 11 de janeiro de 2022. A empresa ressalta que a disponibilidade do smartphone varia de acordo com o mercado.

Novo celular da Samsung (Divulgação/Samsung)

Por aí

O carro do Google Street View (foto abaixo) está circulando pelas ruas de Rio Preto. Ele está na cidade e região desde novembro de 2021 e deve ficar por aqui até fevereiro deste ano. O Street View do Google Maps é uma representação virtual do ambiente com imagens panorâmicas, disponíveis na plataforma. Segundo a empresa, o conteúdo do Street View tem duas origens: o próprio Google e colaboradores. Além de Rio Preto, o carro também faz registros em cidades da região, como Catanduva, Jales, Votuporanga, Monte Aprazível e Novo Horizonte.

Google Street View em Rio Preto (Luna Kfouri)

Sem serviço

A fabricante de celulares BlackBerry encerrou o suporte e a disponibilidade de serviço de telefonia nos aparelhos antigos da empresa. Com isso, os celulares que rodam no sistema operacional da marca perdem praticamente toda sua utilidade.

Edição de fotos

As imagens compartilhadas nas redes sociais conquistam a atenção dos usuários e, por isso, muitos buscam aprimorar a qualidade das fotos com o intuito de tirar imperfeições das imagens. Tanto que os aplicativos de edição de fotos estão em alta, seja por usuários amadores ou profissionais. A Coluna separou três apps gratuitos que podem ajudá-los na melhor edição de imagens para postar nas redes.

Adobe Lightroom

Um dos aplicativos mais usados pelas influencers, ele tem a possibilidade de editar as fotos para seu perfil do Instagram. Além de alterar contraste, cor, claridade e textura das fotos, com ele também é possível acompanhar tutoriais interativos e compartilhar dentro da própria comunidade do app.

VSCO

Pelo aplicativo, o usuário edita as imagens e simula também os efeitos de filmes analógicos. As edições são gratuitas, mas o app também tem a alternativa “premium” para assinantes. Com a assinatura, as opções de edição são maiores, além de oferecer outras ferramentas mais avançadas.

Snapseed

Uma das opções do aplicativo é a função “Seletivo”, que usa a tecnologia “Control Point”, em que o usuário pode posicionar até oito pontos na imagem e determinar os ajustes. O algoritmo consegue fazer o restante. O app também traz as diversas possibilidades de edição, alterando brilho e contraste.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por