SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
DIÁRIO TEC

Ciberataques a pequenas e médias empresas crescem 41% no Brasil

Levantamento aponta crescimento de 41% de ciberataques a pequenas e médias empresas no Brasil; veja os golpes mais aplicados

Luna Kfouri
Publicado em 30/06/2022 às 01:26Atualizado em 30/06/2022 às 08:54
Pequenas e médias empresas se tornam alvos de ciberataques; Brasil ocupa segunda posição em ataques na América Latina (Freepik/Banco de imagens)

Pequenas e médias empresas se tornam alvos de ciberataques; Brasil ocupa segunda posição em ataques na América Latina (Freepik/Banco de imagens)

Pequenas e médias empresas (PMEs) se tornaram alvo de ciberataques no Brasil. Levantamento feito pela Kaspersky aponta crescimento de 41% de ciberataques às PMEs, no período de janeiro a abril de 2021 com o mesmo período deste ano.

Pesquisadores ainda verificaram que os bloqueios do Trojan-PSW, programa que visa roubar senhas dos funcionários para garantir acesso à rede da empresa ou internet banking, cresceram 143%, fazendo com que o País fique em segundo lugar em número de ataques na América Latina.

Além desse golpe, outros dois também estão em destaque. Um deles são os ataques pela internet, em que os cibercriminosos infectam sites considerados “grandes”, de empresas conhecidas pelo grande público, com programa que contamina os dispositivos de quem acessá-los. Com isso, eles conseguem ter acesso ao dispositivo, às informações e à rede da organização. O levantamento mostra que foram registrados mais de 2,6 milhões bloqueios deste tipo de golpe.

O outro esquema que atinge as empresas foram os ataques que eles chamam “força bruta”. Essa tecnologia, segundo a Kaspersky, permite o acesso remoto do funcionário à rede da empresa. Por ela os criminosos conseguem aplicar roubo e sequestro de informações via ransomware.

O gerente-executivo da Kaspersky no Brasil, Roberto Rebouças, explica que qualquer empresa transfere mais dinheiro do que uma pessoa comum e isso faz delas alvos mais lucrativos. “O crescimento dos ataques reforça a realidade que os criminosos estão se voltando a essas organizações que normalmente não contam com um time de segurança”.

Especialistas ressalta três dicas para proteger as pequenas e médias empresas: manter atualizações em dia, fazer sempre o backup e o treinamento dos funcionários.

Dicas da Semana

Treino em casa

Aplicativos para se exercitar em casa são excelentes ferramentas que auxiliam na manutenção da saúde através dos exercícios físicos. Muito além de parceiros para nos manter em forma, os apps oferecem treinamentos personalizados desenvolvidos por profissionais, que podem ser adaptados em qualquer tipo de rotina, por mais corrida que seja. Conheça três opções disponíveis para Android e iOS.

Nike Training Club

O aplicativo conta com uma ampla seleção de programas de treinamento, que podem levar de 15 a 45 minutos para serem realizados, adaptando-se a qualquer rotina. Além disso, os treinos podem ser separados por categorias, para quem busca emagrecimento, manutenção do peso ou resistência.

Exercícios em Casa

Esta ferramenta da Leap Fitness Group é uma boa opção para quem está sem tempo de ir à academia. Com sessões para cada grupo muscular, o app tem planos diários com orientações de profissionais, que ensinam como treinar sem utilizar equipamento, apenas com o peso do corpo.

Btfit

Desenvolvido pela Bodytech, o BTFIT tem uma proposta diferente, que visa tirar aquele sentimento de solidão do treino em casa. Com aulas coletivas e professores on-line, o app tem sessões em grupo para alongamento, treino funcional, yoga, fit dance e muito mais. Além disso, existem grupos para cada nível de condicionamento físico.

Novidade

Usuários do app 99 agora podem receber o troco das viagens no celular quando a corrida for paga em dinheiro. A novidade, que funciona de forma integrada à carteira digital 99Pay, permite ainda que o troco seja utilizado em transações como no pagamento da próxima viagem, pedidos via 99Food, quitação de boletos, recargas de celular e transferências via Pix. Para ativar a funcionalidade, o usuário deve acessar o menu localizado no canto superior esquerdo do app, pressionar a opção “Configurações” e ativar “Receber troco via 99Pay”.

Padronização

A Anatel divulgou uma proposta nesta semana para padronizar a entrada de conectores e carregadores dos celulares no Brasil para o tipo USB-C. Segundo a empresa, a entrada foi escolhida “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais” e por esse tipo de porta já ter uma normatização estabelecida e ser reconhecida internacionalmente. A proposta está em consulta pública e receberá contribuições da sociedade até 26 de agosto.

Gmail

O Google anunciou um redesign do Gmail. Na nova experiência visual, o fundo branco padrão foi substituído por um azul claro e as cores diferenciaram algumas sessões. Os e-mails, por exemplo, tiveram duas cores, o azul para os lidos e o branco para os não lidos. O usuário pode optar também por reverter a experiência e voltar para o "Gmail clássico".

Nubank

Um novo cartão de crédito e débito voltado para clientes jurídicos foi anunciado pelo Nubank. Segundo a empresa, o novo cartão tem como objetivo facilitar a gestão financeira de MEIs, autônomos e pequenos empreendedores. Para facilitar a diferenciação entre o cartão pessoal e o corporativo, o PJ será prateado com verso roxo e terá a possibilidade de exibir o nome da empresa na parte frontal e utilizar caracteres especiais.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por