SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 05 DE JULHO DE 2022
DIÁRIO TEC

Brasileiro não sabe o que é stalkerware ou spouseware, mostra pesquisa

Pesquisa feita pela Kaspersky mostra que a maioria dos brasileiros não sabe o que é stalkerware ou spouseware; entenda

Luna Kfouri
Publicado em 18/05/2022 às 22:37Atualizado em 18/05/2022 às 23:01
App espião pode ser instalado no dispositivo da vítima sem que ela perceba; ele é usado para monitorar a pessoa, uma forma de perseguição digital (Freepik/Banco de imagens)

App espião pode ser instalado no dispositivo da vítima sem que ela perceba; ele é usado para monitorar a pessoa, uma forma de perseguição digital (Freepik/Banco de imagens)

Um em cada quatro brasileiros já foi ou está sofrendo monitoramento abusivo por meio da tecnologia. Esse foi o resultado da pesquisa “Stalking on-line em relacionamentos”, feita pela desenvolvedora de software de segurança Kaspersky Lab e divulgada esta semana. O levantamento questionou os entrevistados se eles sabiam o que são stalkerware ou spouseware, softwares usados para monitorar e, em alguns casos, perseguir determinada pessoa.

Um dos resultados destacados na pesquisa foram que 70% dos brasileiros não sabem o que são esses softwares. Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, explica que os stalkware disponíveis para o usuário baixar na internet têm recursos limitados. Esses programas foram adequados para serem instalados de forma simples, como um jogo ou um programa para editar texto.

Dentre os recursos mais conhecidos pelos brasileiros estão o monitoramento de atividades na internet (79%), informações sobre localização da pessoa (63%), gravações em vídeo e áudio (53%) e o comando para realizar captura de tela. Por outro lado, a minoria sabe que o programa avisa o abusador quando a vítima tenta desinstalá-lo (34%) ou quando ela chega em casa (33%).

“Sobre as formas de perseguição on-line, é importante destacar que o programa stalkerware é instalado, na maioria das vezes, tendo acesso físico ao equipamento, por esse motivo o abuso é sempre feito por alguém próximo à vítima: cônjugue, familiar ou, em alguns casos, colegas de trabalho. Esta instalação ocorre de maneira discreta e sem o conhecimento da vítima”, ressalta Assolini.

A pesquisa foi realizada de forma on-line pela empresa de pesquisa Sapio, a pedido da Kaspersky, em setembro de 2021, e abrangeu um universo de 21 mil participantes de 21 países, incluindo o Brasil.

Dicas da Semana

MindMeister

Brainly

Google Go

Estudos on-line

Para facilitar os estudos, alguns alunos preferem usar aplicativos voltados à educação. Além de aprender on-line, também é possível baixar apps que tem como objetivo auxiliar os estudantes, como, por exemplo, ajudar a mapear um pensamento, responder às principais questões e também pesquisar sobre diferentes assuntos. Na coluna desta semana, confira três aplicativos gratuitos que têm essas finalidades.

MindMeister

MindMeister

Com esse app é possível criar três mapas mentais grátis, sincronizá-los a pastas, adicionar ícones, cores, estilos e temas, visualizar e editar as notas e, claro, reproduzir essa apresentação. Essas funções são gratuitas no app, mas ele também possui planos pagos.

Brainly

Brainly

O app oferece suporte para que o aluno se saia bem em qualquer matéria. O usuário pode tirar uma foto de um problema de matemática, por exemplo, e ter acesso ao passo a passo do resultado. Tem também a possibilidade de ouvir explicações de especialistas sobre livros didáticos e outras funções.

Google Go

Google Go

De forma simples e rápida, o app, além de disponibilizar as pesquisas, mostra aos usuários imagens e vídeos do que foi pesquisado. Ele é o mais indicado para usuários com conexões mais lentas e smartphones com pouco espaço. As imagens e vídeos buscadas podem ser baixadas no próprio aplicativo.

Trending

Novidades da Samsung

Lançamentos

Novidades da Samsung

A Samsung lançou nesta semana, no Brasil, os dois novos modelos da “família M”: o Galaxy M23 5G e o Galaxy M53 5G. Os modelos intermediários estão sendo vendidos exclusivamente on-line e, além de compatíveis com a tecnologia 5G, se destacam por recursos, como performance potente, câmeras versáteis, tela grande com 120 Hz de taxa de atualização e bateria com maior durabilidade. O Galaxy M53 5G (foto) já está disponível nas cores azul, verde e marrom, com preço sugerido pela empresa de R$ 3.499. Já o Galaxy M23 5G chega ao Brasil no próximo dia 25, nas cores azul, verde e cobre, com preço sugerido de R$ 1.999.

Saída silenciosa

Sabe aquela vontade de sair de um grupo no WhatsApp sem que ninguém perceba? O mensageiro trabalha com essa possibilidade em uma nova atualização, segundo informou o site Wabetainfo nesta semana. Atualmente, quando o usuário sai do grupo, a informação aparece para todos os contatos que estão na conversa. Em um futuro breve, poderá sair sem que ninguém saiba, a não ser os administradores. O recurso deve ser lançado no WhatsApp Beta tanto para Android quanto iOS. Ainda não há data de quanto estará disponível.

Novo acordo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Telegram assinaram um acordo para combater a propagação de notícias falsas por meio da rede social. Com a medida, será aberto um canal para o recebimento de denúncias e para a divulgação de informações oficiais sobre as eleições. O acordo vai vigorar até 31 de dezembro. Pelas cláusulas, o Telegram também fará uma investigação interna para apurar a violação das políticas da plataforma. Segundo o tribunal, o TSE é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma e estabelecer medidas concretas para o combate às noticias falsas.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por