SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
CARTAS DO LEITOR

Lembranças

Publicado em 18/01/2022 às 00:15Atualizado em 18/01/2022 às 01:54

Lendo o Painel de Ideias do Diário deste domingo, 16, o senhor José Luiz Rey me fez lembrar dos tempos de criança, quando vinha de Nhandeara com meu pai a Rio Preto. Eu também passava nas lojas famosas da época, além de uma passadinha no prédio da Caixa Econômica Estadual, que ficava na esquina da Catedral, e brincava naquela rampa que existe até hoje. Quando passo lá fico lembrando; tempos bons que ficaram na memória.

Marcio Nogueira Carvalho, Rio Preto

Pobreza

A Favela Marte 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), na Vila Itália, em Rio Preto, será a primeiro da mundo 100% autossustentável e solar. Um projeto inovador, sob a batuta de Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões. Cerca de 240 famílias serão beneficiadas com a iniciativa.

É o poder transformador do terceiro setor unindo forças com a iniciativa privada e o setor público. O foco do trabalho social de Edu Lyra e do Instituto As Valquírias não é só oferecer cestas básicas, qualificação e moradias, a ideia no futuro é emancipar essas famílias e torná-las independentes, principalmente do Estado.

A esperança bateu na vida dessas pessoas e encerrou-se ali o ciclo da pobreza. O futuro já começou, pobreza no museu!

Parabéns a todos envolvidos pelo projeto!

Harley Pacola, Rio Preto

Ômicron

Enquanto a Ômicron circulava pela Europa e Estados Unidos, aqui no Brasil os brasileiros negacionistas estavam pagando para ver sua chegada, única e exclusivamente pensando no Carnaval e nem se preocuparam com a segunda dose da vacina e muito menos com a dose de reforço.

Não demorou muito e os céticos puderam sentir o peso de não ter a vacinação com esquema completo. O resultado dessa incompetência é o que estamos presenciando, hospitais lotados e falta de testes. Uma grande quantidade de pessoas com vacinações incompletas e não vacinados na corrida para testagem é o que vemos hoje, uma atitude totalmente desnecessária e prejudicial.

Este fato é um verdadeiro paradoxo sem nexo, já que, para se vacinar não se preocuparam, mas agora se desesperam a procura de testagem. Aqui em nossa cidade é um exemplo bem marcante disso, uma vez que o centro de testagem montado na Swift está com filas enormes, funcionários e autoridades lutando para não misturar os contaminados e não contaminados, já que essa cepa é altamente contagiosa.

Na verdade, agora que é o momento das crianças vacinarem, adultos irresponsáveis ocupam lugar nas filas dos Postinhos e nos leitos disponíveis para a população. Acho que todos nós pensamos que essa situação não é culpa dos órgãos competentes, mas sim dessa porcentagem de desorientados que ainda não entenderam que enquanto o vírus estiver circulando, estaremos a mercê dele, aprisionando o progresso da sociedade, da saúde, da educação e principalmente da economia desse país.

Tudo muito complicado para algo tão simples de ser entendido: Vacina sempre!

Angela Perozin, Rio Preto

Jacaré

Como torcedor do Rio Preto, fico triste com a situação em que se encontra o nosso clube. E agora, mais essa. União com o América? É sério isso? Nem time na Copa São Paulo temos esse ano.

Várias ações correm na Justiça para tentar dar um pouco de transparência e abrir o clube novamente para sócios e torcedores. Já se passaram dois anos e ainda não houve uma decisão judicial.

Esperamos que a Justiça e a Prefeitura, que isenta o clube de pagamentos de impostos, por exemplo, olhem com mais atenção para essa instituição que aos poucos vai se acabando.

O Rio Preto E.C. não é somente de duas, três famílias. O clube é da cidade, dos torcedores. Ainda acredito na Justiça. Vamos ter esperança de dias melhores para o nosso Jacaré.

Jairo Campos Carvalho, Rio Preto

Fundo

Enquanto o Fundo Partidário bancou itens de luxo, avião e reforma em imóvel de dirigente, conforme mostrou reportagem do Diário, o povo passando fome. Falta de consciência; desumano e vergonhoso.

Dina Di Domenico – via Facebook

Desrespeito

Sobre a notícia de que passageiro espirrou sem máscara, mesmo dizendo estar com a Covid-19, e ainda agrediu vigilante em Rio Preto, isso é o que mais acontece. Pessoas estão com o vírus e, ao invés de se isolarem sob prescrições médicas, não! Ficam por aí passeando e conversando com as pessoas. Não tem consciência.

Ana Rosa Felix – via Facebook

Desrespeito-2

Por essa e muitas outras é que está demorando pra passar ou amenizar essa pandemia Está difícil da humanidade aprender a tal frase “Faça sua parte”. Acho que nem desenhando baixa humanidade. Lamentável!

Alessandra Oliveira Porto – via Facebook

Desrespeito-3

Primeiramente, se ele está com Covid-19 e não está fazendo a quarentena, ele está cometendo um crime por lei! Segundo, o que esse ser estava fazendo sem máscara em um local onde é proibido ficar sem, por lei? Pelo amor de Deus, como diz o ditado, ”o peixe morre pela boca”, e o coitado do vigilante, além de apanhar, ainda com certeza ficou doente.

Se as autoridades puderem, deem uma fiscalizada no terminal urbano. Um monte de gente sem máscara ou usando no queixo… Aí me pergunto: o queixo é via aérea? O nariz e boca mudaram de lugar e eu não sabia?

Pobre humanidade, indo cada vez mais pro buraco! Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

Cá X Dino Viana – via Facebook

Asfalto

Sobre a notícia publicada pelo Diário de que avenidas de Rio Preto são parcialmente interditadas para recapeamento, ufa! Estava precisando mesmo.

A continuação da avenida Mirassolândia também está precisando. Uma avenida principal daquela está daquela forma horrível de trafegar; o asfalto está sem condições nenhuma.

Rodrigo Cezar – via Facebook

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por