SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
CARTAS DO LEITOR

Conta de luz

Publicado em 23/06/2022 às 00:33Atualizado em 23/06/2022 às 01:07

Olhando a internet, vi mais esse aumento abusivo na conta de luz. A Aneel aprovou tal reajuste em 64% de aumento. Onde vamos parar com esse excesso de aumentos?

É muita palhaçada acontecendo uma atrás da outra.

Desse jeito não dá. Que eu esteja sabendo, não estamos virando uma Venezuela.

Nelwil Barbosa Dantas, Rio Preto

Tanabi

(Homens, cidades e o tempo)

No transcurso de um espaço, num tempo

Cidades germinam, nascem e morrem.

Outras sobrevivem e se tornam verdade.

Sob o domínio sempre dos fortes

Os fracos sucumbem, se tornam inertes.

Deixa-se levar. A minoria domina.

Não existem cidades sem homens,

Não existem homens sem cidades.

Os fortes nem sempre são fortes.

Covardes, muitas vezes. Enrustidos.

Sob o manto do medo embrutecem.

Passa o tempo. Nada detém sua marcha.

Os fortes e os fracos se vão.

Substituem-se. Novas gerações surgem.

Não existem cidades sem homens,

Não existem homens sem cidades.

Mudam os homens. Mudam os tempos.

As cidades se transmudam.

Os espíritos se enobrecem.

Por mais fortes jamais serão eternos.

Por mais fracos, jamais serão vencidos.

Por isto existem cidades e homens.

Não existem cidades sem homens,

Não existem homens sem cidades.

(do livro De Conceição do Jatahy - página 458)

Salve, Tanabi, pelos seus 140 anos de fundação.

Antonio Caprio, Tanabi

Cultura

O mundo que resulta do pensar e do agir humanos não pode ser chamado de natural, pois se encontra transformado e ampliado por nós. Portanto, as diferenças entre pessoa e animal não são apenas de grau, porque enquanto o animal permanece mergulhado na natureza, nós somos capazes de transformá-la, tornando possível a cultura.

A palavra cultura tem vários significados, tais como cultura da terra ou cultura de uma pessoa letrada, culta. Dada a infinita possibilidade humana de simbolizar, as culturas são múltiplas. São inúmeras maneiras de pensar, de agir, de expressar anseios e sentimentos em geral.

Assim, mundo cultural é um sistema de significados. Até na emoção que nos parece uma emoção espontânea, ficamos à mercê de regras. Todas as diferenças existentes no comportamento modelado em sociedade resultam da maneira pela qual são organizadas as relações entre as pessoas.

A cultura é um processo que caracteriza o ser humano fazendo o papel da imaginação na arte. A educação em arte, aquelas que estão rotuladas em museus e galerias, as que estão em praças públicas, também aquelas anônimas que encontramos numa feira. Quanto mais ampla essa convivência de arte com os estilos, as épocas e os artistas, mais podemos afinar a nossa sensibilidade.

É necessário o conhecimento histórico dos estilos da linguagem de cada arte, além de um profundo conhecimento da cultura que gerou cada obra. A arte capacita a pessoa para compreender a realidade, pois ela própria é uma realidade social.

A sociedade precisa do artista, esse supremo feiticeiro, e tem o direito de pedir-lhe que seja consciente de sua função social.

Enfim, estamos vivendo a era da sociedade da informação, gestada pelas grandes descobertas tecnológicas. A influência da mídia e da informática acelerou o processo da globalização a partir de uma rede de comunicação que nos coloca em contato com qualquer lugar do mundo e, consequentemente, com infindáveis culturas.

A cultura é, portanto, o conhecimento, a arte, o comportamento, a história... Todos os dias é preciso ler ou escutar um conhecimento que amplie nossos horizontes. Sócrates já dizia: 'Só é útil o conhecimento que nos tornam melhores'.

Arlete Brandão Mendes, Rio Preto

Proposta de Jesus

A pessoa deve desapegar-se até de si mesmo para fazer a vontade do Pai. Prisioneiro das próprias vontades, agarrado a desejos vaidosos e a paixões do mundo, ninguém será capaz de seguir o Mestre Jesus. Somente na liberdade total de si e de tudo, é possível segui-lo autenticamente. Jesus promete a quem perder a sua vida por causa dele a salvação da vida. Parece um paradoxo, mas não é. Perder a vida para este mundo significa não seguir as propostas ilusórias de falsa felicidade e sucesso. Salvar a vida, mesmo que seja escandaloso para os corações mundanizados, é abraçar o amor genuíno e verdadeiro, o amor da Cruz. Isso é seguir Jesus, ser feliz e salvo!

Qual é a proposta de Jesus? Jesus nos pede gestos concretos, assumindo na prática as suas propostas de renúncia, despojamento, tomar a cruz do dia a dia, com as consequências do discipulado. Jesus de Nazaré é exigente e pede um comprometimento com uma sociedade justa, tolerante, fraterna como ensina o Evangelho.

Dom Eurico dos Santos Veloso – arcebispo Emérito de Juiz de Fora-MG

Inutilidade

Ridículo o projeto de vereador de Rio Preto questionando a obrigatoriedade do uso de máscara como parte do protocolo das ações preventivas contra Covid-19. Porque este sr. vereador não vai protocolar leis que melhorem a saúde em nossa cidade? Fica fingindo protocolar leis, projetos para enganar a população. Vá fazer algo de útil pra população.

Ana Gouveia – via Facebook

Inutilidade-2

Como pode um ser, que ganha para auxiliar a população, ficar perdendo tempo com besteira e ignorância, e ainda incentivando as pessoas a correr o risco de pegar e transmitir o vírus?

Ana Claudia Zanini – via Facebook

Médicos

A respeito da notícia do Diário de que a Secretaria de Saúde de Rio Preto foi à Polícia Civil contra médicos que faltam aos plantões, perfeito! Assumiu o cargo, cumpre! Não quer trabalhar, pede demissão. Temos o SUS, só falta fazer funcionar como deveria.

Mayra Guarinos – via Facebook

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por