Um dia e um objetivo: erradicar a pólio
Isso só é possível com o aumento da cobertura vacinal que, em 2023, ficou em 84,63%

Novamente estamos às vésperas do dia 24 de outubro, data destinada ao World Polio Day ou “Dia Mundial de Combate a Pólio”. É mais uma oportunidade para que possamos reiterar a importância da vacinação. Como todos sabemos, a poliomielite é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema neurológico, podendo levar à paralisia total ou parcial; apesar de ser chamada de paralisia infantil, pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Há pouco mais de 30 anos, o poliovírus selvagem causava, anualmente, paralisia em mais de 350 mil crianças de pelo menos 125 países. O Brasil não registra casos desde 1989; entretanto, o vírus da pólio ainda se encontra presente no Afeganistão e no Paquistão.
Recentemente, após mais de 25 anos, foi encontrado um caso de pólio na Faixa de Gaza. Em razão disso, mais de 530 mil crianças já foram vacinadas naquela região.
Apesar de o Brasil ter recebido, em 1994, certificado de eliminação da pólio, isto não quer dizer que estamos livres da doença. Ao contrário, não devemos esmorecer e sim continuar a lutar para erradicar por completo o vírus. E isso só é possível com o aumento da cobertura vacinal que, no ano de 2023, ficou em 84,63%, um pouco longe do objetivo da Organização Mundial da Saúde que é de 95%.
Não existe tratamento específico para combater o vírus da poliomielite, ou seja, não há cura. O que existe são medidas preventivas, entre elas a vacinação em massa de nossas crianças menores de cinco anos de idade, que é o meio profilático mais eficiente contra esta doença.
É importante ressaltar que, embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental dar continuidade às campanhas de vacinação em massa para evitar a reintrodução do vírus no País.
Quando se fala em campanhas para erradicação da pólio, devemos lembrar o trabalho desenvolvido pelo Rotary Internacional ao redor do mundo. Em suas campanhas, chamadas de End Polio Now, o Rotary juntamente com seus parceiros já imunizou mais de 2,5 bilhões de crianças contra a pólio. Um dos parceiros mais atuantes junto com o Rotary Internacional é a Fundação Bill e Melinda Gates, que doa, anualmente, o dobro dos valores arrecadados pelo Rotary, limitado a até 150 milhões de dólares anuais. Essa parceria Rotary-Gates já rendeu mais de 2 bilhões de dólares.
Voltando ao título deste artigo, queremos chegar um dia em que possamos dizer: erradicamos a pólio no mundo.
Queira Deus que isso ocorra muito proximamente.
José Ricardo F. Salomão, Advogado, membro do Rotary Club de São José do Rio Preto