SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 07 DE AGOSTO DE 2022
ARTIGO

Um 'bem de raiz'

Nossa cidade é a quarta com maior número de lançamentos imobiliários no Estado de São Paulo

Márcio Luiz Mendonça
Publicado em 07/06/2022 às 23:36Atualizado em 08/06/2022 às 09:09
Márcio Luiz Mendonça (Reprodução)

Márcio Luiz Mendonça (Reprodução)

Nossa cidade sempre contou com incorporadoras e também empreendedores imobiliários de destaque. Famílias tradicionais que se dedicam desde as décadas de 60 e 70 e outros também um pouco mais recentes, todos com expressiva atuação, e realizações, que estão elevando nossa cidade e região na área imobiliária, sempre produzindo produtos imobiliários residenciais para atender a demanda da população e de investidores.

Desde o primeiro condomínio fechado da cidade, o Débora Cristina, que foi um dos primeiros do interior do Brasil e também os novos bairros a partir do Eldorado, uma nova cidade estava sendo criada no entorno. Posteriormente, nos anos 90, vimos o fantástico desenvolvimento das áreas dos Dhamas e de toda região.

Mas precisamos nos atentar a um fato significativo. A queda e demolição das três torres da avenida Baddy Bassitt e no mesmo período a insolvência e paralisação de prédios residenciais da construtora Encol, de Brasília, deixando de cumprir suas obrigações com centenas de compradores, que tiveram de se organizar sozinhos para terminar as obras. Esses dois fatos levantaram um temor no mercado. Muita gente ficou com receio de investir em prédios e condomínios verticais e começaram a apostar no fantástico desenvolvimento de condomínios horizontais. É ai que vemos a expressiva ocupação na zona sul e na região dos Damhas, colocando nossa cidade hoje com uma das mais expressivas em relação ao número de habitações em condomínios horizonteis x total de unidades habitacionais. Consequentemente, temos a cidade com maior número de piscinas residenciais do país.

A partir deste movimento começam a prosperar os construtores de residências nos condomínios fechados e nos loteamentos, criando assim importante segmento de crescimento, geradores de emprego e renda e criando serviços que facilitam a vida de quem quer investir em casa nova ou quem quer construir com qualidade. Estima-se que exista mais de 1 mil construtores de residências em nossa cidade e no entorno, incluindo as cidades de Bady Bassitt e Mirassol, principalmente.

Além destes fatos marcantes, mais recente, empreendedores e incorporadores, deram mais uma contribuição fantástica para que a nossa cidade e região, com os empreendimentos do Quinta do Golfe e Georgina Business, que elevaram o padrão da zona sul rio-pretense, criando espaços únicos no interior do Brasil.

Não menos importante temos que destacar o entorno do Plaza Avenida Shopping, com os inúmeros empreendimentos, o Shopping Iguatemi e os condomínios verticais e horizontais que o circulam. Tudo isso demonstra a capacidade de investir do rio-pretense e da região, que teve um boom ainda maios após a duplicação da BR-153.

Nossa cidade é a quarta com maior número de lançamentos imobiliários no Estado de São Paulo, de acordo com o Anuário do Mercado Imobiliário do Secovi-SP e da Brain Inteligência de Mercado. Segundo a pesquisa, entre janeiro e dezembro do ano passado foram lançados 5.406 moradias.

Temos que parabenizar os nossos construtores, incorporadoras e empreendedores que souberam detectar a hora certa e viabilizar esses maravilhosos empreendimentos imobiliários que hoje fazem da nossa cidade uma vitrine para o mercado nacional.

Márcio Luiz Mendonça, Ex-funcionário da família Haddad, foi bancário e diretor do Grupo Petribu. É representante do Consórcio Rodobens

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por