SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2021
ARTIGO

Rio Preto +Educação

Rede municipal de Ensino retoma as atividades seguindo os protocolos sanitários

Fabiana Zanquetta de Azevedo
Publicado em 17/09/2021 às 22:50Atualizado em 18/09/2021 às 02:01
Fabiana Zanquetta de Azevedo

Fabiana Zanquetta de Azevedo

A rede municipal de Ensino retoma as atividades presenciais a partir de 20 de setembro, mesmo em condição não obrigatória, seguindo os protocolos sanitários e lembrando que a pandemia não acabou. Foram 18 meses de muito aprendizado, desde a suspensão das aulas presenciais em toda a rede municipal. Desde então, gestores, funcionários e professores buscam incansavelmente acolher os alunos e seus pais para ofertar aulas e conteúdos na busca da manutenção da trilha de aprendizagem.

Com o apoio do Prefeito Edinho Araújo e parceria com várias secretarias municipais, e inúmeras horas reuniões da Câmara Planejamento para o Retorno às Aulas Presenciais para elaborar as orientações em agosto iniciamos o processo de retorno das atividades presenciais de forma segura e gradual, por agrupamentos de estudantes, respeitando as características de cada unidade escolar, nos mostrando que estamos no momento certo para a retomada as atividades presenciais, e conforme indicadores de controle da pandemia e avanço da vacinação no nosso município.

As aulas remotas nos trouxeram novos desafios e inúmeras demandas, dentre elas destacamos a necessidade de investimentos em recursos comunicacionais. Estamos falando em equipamentos tais como notebooks, computadores, câmeras, periféricos, capacitação para cultura digital dos profissionais da educação, assim nasce o Projeto Rio Preto +Educação – Tecnologia, que foi dividido em três fases, sendo que na primeira, lançada recentemente, foram entregues 450 notebooks para 45 escolas de ensino fundamental, beneficiando aproximadamente 21 mil alunos, e que está previsto para as próximas etapas disponibilizar 1 (um) notebook por sala de aula para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, revitalizar e implementar no total de 70 laboratórios de informática nas escolas e equipados, web-cams, telas e projetores.

Aliado a adesão do município ao Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação promove-se a universalização do acesso à internet via Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para diversas escolas.

Estudos já indicavam que o uso de tecnologia traz benefícios para a educação e melhora o desempenho do aluno e que utilização da internet no ambiente escolar é um elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem.

Para a retomada a Secretaria de Educação, firmou parceria com duas faculdades da cidade para proporcionar atendimento psicológico gratuito a professores e alunos da rede municipal de ensino. E conta com o apoio da Secretaria da Saúde, por meio da Unidade Especializada de Saúde Mental, para atendimento psiquiátrico aos professores da rede.

A Secretaria da Saúde disponibilizou um canal (0800 77 22 123) com ligação gratuita para sanar as dúvidas sobre a Covid-19 para comunidade escolar atenderá de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.

O processo é resultado de uma construção coletiva, com várias mãos e olhares, observando a vivência de cada indivíduo sempre focados no nosso maior objetivo: ofertar uma educação de qualidade para nossos alunos.

Fabiana Zanquetta de Azevedo, Secretária de Educação de Rio Preto

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por