SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2022
ARTIGO

Primeiros psicólogos

Com a 1ª turma de Psicologia temos convicção de que, mais uma vez, a Famerp contribui com a sociedade

Francisco de Assis Cury
Publicado em 13/01/2022 às 23:14Atualizado em 13/01/2022 às 23:40
Francisco de Assis Cury

Francisco de Assis Cury

A formatura da primeira turma de Psicologia representa um marco na história de mais de 50 anos da Faculdade de Medicina de Rio Preto. Os 17 alunos da graduação que se tornaram agora profissionais da Psicologia se juntam aos médicos e enfermeiros que a Famerp forma todos os anos.

Essa experiência vivenciada pelos alunos, de interação e de troca durante a graduação, é fundamental para a realidade que todos eles passam a encontrar a partir de agora, seja no ambiente profissional ou acadêmico, onde é preciso sempre trabalhar em conjunto, somando o conhecimento de diferentes áreas ligadas à Saúde.

A formatura desta primeira turma de Psicologia, após cinco anos de muitos desafios e superação, também foi importante para o aprimoramento do projeto pedagógico do curso. Foram esses alunos desbravadores os responsáveis pela fundação do Centro Acadêmico de Psicologia e das ligas acadêmicas. Que propuseram projetos de extensão e opinaram em relação às disciplinas. Entre tantas outras conquistas. Muitos já estão conseguindo se destacar. Uma de nossas ex-alunas, por exemplo, hoje representa uma universidade europeia no Brasil.

Um dos mais concorridos do País, o vestibular da Famerp recebeu em 2021 um total de 15.389 inscritos. Para o curso de Psicologia, foram 557 inscrições disputando 20 vagas, o que resultou numa relação candidato/vaga alta, de quase 30 candidatos por vaga. A concorrência se manteve para este ano, com 554 inscrições no Vestibular 2022.

De certa forma, a Psicologia já estava presente em nossa rotina acadêmica. Porque neste momento de parabenizar a primeira turma de Graduação, bem como funcionários e todo o corpo docente, é preciso lembrar onde tudo isso começou, em 1981, com o serviço de Psicologia da Saúde no Hospital de Base, referência na área, e depois com os programas de residência multidisciplinar e de aperfeiçoamento em Psicologia da Saúde e pós-graduação stricto sensu. Faltava só mesmo a graduação.

A Psicologia é a ciência responsável pelo estudo do comportamento das pessoas, individual e coletivo. É uma ciência que visa a compreensão das relações humanas baseadas em metodologias que abrangem diversos campos, propondo caminhos para o equilíbrio e o bem-estar do ser humano.

Isso a torna de extrema importância para a vida humana. Ainda mais em tempos de pandemia, isolamento, perdas e diferentes traumas ou situações adversas que podem afetar o estado emocional das pessoas.

Para muitos, é difícil confiar a alguém seus sentimentos e questões particulares. Os psicólogos são profissionais com sensibilidade apurada e qualificada, construída por anos de estudos e preparação.

Nosso curso de Medicina já conta com 49 anos. Enfermagem, com 28. Agora chegou a vez da Psicologia começar a escrever sua história dentro da instituição.

A Famerp tem a tradição de formar excelentes médicos e enfermeiros, éticos e altamente qualificados. E com a primeira turma de Psicologia temos convicção de que mais uma vez, estamos contribuindo com a sociedade, entregando profissionais aptos a fazer a diferença onde quer que estejam exercendo esta nobre profissão, tanto aqueles que ingressarão no mercado de trabalho quanto os que seguirão sua trajetória no mundo acadêmico.

Francisco de Assis Cury, Cirurgião Torácico, professor emérito e diretor geral da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por