SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
ARTIGO

Cibersegurança é essencial

Automatizar tarefas rotineiras de segurança cibernética é eficiente para detectar ameaças e contê-las

Sérgio Rosa
Publicado em 24/01/2022 às 22:46Atualizado em 24/01/2022 às 22:56
Sérgio Rosa

Sérgio Rosa

O crescimento do trabalho remoto e o uso cada vez mais acentuado de soluções digitais têm tornado as empresas mais vulneráveis a ataques cibernéticos, como vazamento de informações, exposição de dados de clientes, ameaças e ataques de hackers.

Da educação a saúde, de serviços ao entretenimento, não importa o campo de trabalho ou segmento, todas as empresas estão inseridas no mundo tecnológico e têm suas raízes digitais cada vez mais desenvolvidas. Mas, tão importante quanto investir em tecnologia é se cercar de cuidados com a segurança digital para a proteção dos negócios.

Pelo menos 83% das organizações brasileiras planejam aumentar o orçamento destinado à cibersegurança este ano. De acordo com a Global Digital Trust Insights Survey 2022, o principal motivo está no aumento de ciberataques, uma das maiores preocupações de tomadores de decisão empresarial do país.

A segurança é um fator-chave no crescimento dos negócios e na avaliação de oportunidades. Se há alguns anos uma grande preocupação dos empresários era proteger o estoque, a integridade física dos colaboradores e as instalações físicas da empresa, hoje essas não são as únicas preocupações ao se falar em segurança.

Investidores e empresários estão mais alertas para os riscos cibernéticos de seus fornecedores, antes e durante novos negócios. Estar atento a esse ponto é fundamental para as empresas que querem prosperar e se destacar no mercado.

Proteger todos os pontos da operação de forma eficiente, controlar o nível de acesso às informações e manter backup atualizado de documentos, planilhas e outros aplicativos, contribuem fortemente para a proteção de dados contra perdas e o comprometimento dessas informações. Buscar softwares e aplicativos, tanto para pagamento como para coleta de informações e gestão do negócio, com certificações de segurança e alto nível de confiabilidade é item primordial para proteger um negócio.

Clientes e parceiros de negócio estão cada vez mais atentos ao controle das informações coletadas e como elas serão usadas. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) reforçou ainda mais a importância desse assunto e obrigou os empresários a olharem com atenção para o nível de segurança do negócio.

Uma empresa com o investimento adequado em segurança se torna mais estratégica, pois não precisa se preocupar a todo momento com ataques hackers ou vazamento de informações que possam comprometer ou paralisar toda uma operação.

Automatizar tarefas rotineiras de segurança cibernética é uma forma eficiente de detectar ameaças e contê-las, antes que prejudiquem o negócio. Por isso, o mercado de TI está cada vez mais estruturado e preparado para atuar contra as ameaças, fornecendo ferramentas integradas e confiáveis para os negócios. A análise correta dos pontos de vulnerabilidade e possíveis ameaças é fundamental para os negócios que desejam se manter seguros, ativos e com parcerias cada vez mais sólidas.

Sérgio Rosa, Especialista em gestão financeira e administrativa com mais de 20 anos de experiência; sólida atuação em segmentos como tecnologia, varejo, indústria e mercado automotivo; atualmente é CEO da Verhaw IT

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por