O DIA DA PÁTRIA EM 1962
Celebrações em Rio Preto no 7 de Setembro, em imagens eternizadas pelas lentes do fotógrafo Jaime Colagiovanni; no ano de 1962, o Dia da Pátria foi intensamente comemorado








Em 1962, aconteceu em Rio Preto mais uma comemoração do Dia da Pátria, no dia sete de setembro. Nessa época, o desfile era muito esperado e comemorado em todo país efusivamente como a data máxima da nação brasileira.
Em todas as cidades do país, nas capitais, solenidades cívicas, militares, de caráter cultural e artístico marcavam mais uma data de emancipação política nacional de libertação do domínio português.
No ano de 1962, o Dia da Pátria foi intensamente comemorado durante todo o dia, com a população participando das atividades que se iniciaram pela manhã, prolongando por muitas horas, com entusiasmo.
O programa elaborado pela Prefeitura foi o seguinte: 8 horas: desfile pela avenida Alberto Andaló; 9:30: entrega de medalhas a desportistas; 10 horas, demonstração de vôlei pela escola Senac, na avenida Andaló; 11 horas: demonstração de saltos de paraquedismo no Aeroporto Municipal; 13:30 horas inauguração das novas instalações da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; 14 horas: Teatro de Arena no Cine Ipiranga: 15 horas; abertura do II salão de Arte Infantil; 17 horas: inauguração de ventiladores em escola: 18 horas: inauguração dos novos semáforos na avenida Bady Bassitt e, finalmente, às 20:30 horas: Teatro de Arena na Rádio PRB-8.
No dia 6 a cidade já ficou movimentada pela liquidação do 37º aniversário da Casa Bueno, comandada pelo diretor gerente sr. Modesto Nogueira de Carvalho.
Reparem nas fotos do desfile pela avenida Andaló que ainda não havia o novo Paço Municipal, que teria a sua construção iniciada a partir de janeiro de 1964, na gestão do novo prefeito Lotf João Bassitt (1964-1968) e inaugurado, ainda inacabado em 22 de agosto de 1965.
Nas comemorações de 1962, o prefeito Philadelpho Gouveia Neto (1960 a 1963) não participou das solenidades por estar doente. Ele morreria em 11 de janeiro de 1966.
Da programação, quase tudo normal, a não ser pelo inusitado jogo de voleibol, promovido pela Escola Senac Paiva Meira, que aconteceu no meio da avenida Andaló, com a rua Jorge Tibiriçá, parando todo o trânsito do local.
Nas fotos, aparece o conjunto de casas do sr. Jesus Villanova, que foram demolidas para a construção do novo Paço. O palanque de autoridades foi montado justamente nessa esquina.
No final, a Prefeitura de Rio Preto ainda soltou miniparaquedas de brinquedo para a molecada, que invadiu a avenida, numa alegria só.
Do lado do Centro, ainda havia poucas construções, somente nos quarteirões, entre as ruas Pedro Amaral e Siqueira Campos e após a Silva Jardim. Do outro, lado ainda não havia sido erguido o edifício Negrelli.