Diário da Região
PROTEJA-SE

Uma análise sobre segurança pública

A compreensão da dimensão do tema é fundamental para o êxito da implementação de políticas efetivas para proporcionar um ambiente mais seguro

por Carlos Eduardo Pavani
Publicado em 24/01/2026 às 00:59Atualizado em 24/01/2026 às 00:59
Uma análise sobre segurança pública (Lézio Jr.)
Galeria
Uma análise sobre segurança pública (Lézio Jr.)
Ouvir matéria

São José do Rio Preto é uma das mais importantes cidades do Estado, contando com um importante polo industrial de transformação, além das fortes áreas comerciais, de saúde e de prestação de serviços. Atividades econômicas tão desenvolvidas inevitavelmente atraem um grande número de pessoas, sejam elas usuárias ou prestadoras dos serviços aqui produzidos, demandando um planejamento estratégico robusto e eficiente em segurança pública, tão importante para a continuidade do crescimento contínuo do município.

Segurança Pública pode ser sintetizada como um conjunto de medidas voltadas para garantir a tranquilidade da população, para ela realizar suas tarefas cotidianas de modo seguro, tendo ao seu alcance a tão almejada proteção, com a reprimenda e prevenção à violência e criminalidade.

Diante desse cenário, a compreensão da dimensão do tema é fundamental para o êxito da implementação de políticas efetivas para proporcionar um ambiente mais seguro.

Elementos que devem ser levados em consideração para um melhor entendimento do caso são a histórica desigualdade social existente em todo o país, o que contribui para o aumento da pobreza e marginalização social. Além disso, a dificuldade no combate à corrupção e a crescente impunidade dos criminosos potencializam o problema.

Para o sucesso do programa de Segurança Pública, são necessários investimentos constantes em áreas que promovam melhor educação, sendo essa voltada à profissionalização dos jovens que, ao saírem da escola, já possuam uma profissão e estejam em condições de acessar o mercado de trabalho, aumentando assim a inclusão social. Além disso, o poder público, ao intensificar as políticas que melhoram as condições de moradia e saúde, também irá contribuir para o aumento da segurança.

Analisando as forças que compõem o sistema de Segurança Pública, para que elas tenham plenas condições de enfrentamento contra o crime, cada vez mais organizado, é necessária uma modernização constante das Instituições, com foco na capacitação dos seus integrantes e utilização das tecnologias, como por exemplo, equipamentos que promovam o reconhecimento facial, câmeras de monitoramento, inclusive com aplicação de drones e sistemas de desenvolvimento de inteligência artificial.