Diário da Região
PROTEJA-SE

Dicas de segurança no carnaval

Muitas pessoas não se preocupam com a segurança pessoal e patrimonial e em como se proteger de imprevistos

por 1º Ten PM Matheus Henrique Prieto Maestra
Publicado há 6 horasAtualizado há 5 horas
Dicas de segurança no carnaval (Lézio Jr.)
Galeria
Dicas de segurança no carnaval (Lézio Jr.)
Ouvir matéria

Com a proximidade do carnaval, muita gente animada e consumo de bebida alcoólica. Muitas pessoas não se preocupam com a segurança pessoal e patrimonial, e como se proteger desses imprevistos? Separamos dicas de segurança no carnaval:

1. Controle o álcool: Para quem for ingerir bebida alcoólica, aprecie com moderação, e se for beber, não dirija. Também vale ressaltar: não aceite bebidas de pessoas que você não conhece.

2. Beba água: calor, ingestão de bebidas alcoólicas e movimentos corporais, a tendência será grande perda de líquido, ocasionando a desidratação, fazendo-se necessária a reposição com bastante água.

3. Cuide da alimentação: coma alimentos leves e que te deem energia, como sanduíches, barrinhas de cereal, saladas, frutas e o que mais desejar. Quando exigimos muito do corpo, como aproveitando vários dias de festa seguidos, a imunidade tende a cair drasticamente.

4. Proteja seus pertences: Cuidado com golpes, como por exemplo, a clonagem de cartão; Celulares, câmeras e outros dispositivos eletrônicos são essenciais para capturar os momentos do carnaval, mas também são alvos fáceis para furtos, diante disso mantenha em local seguro, de preferência sempre nos bolsos da parte da frente da calça; cuide das chaves de casa e do carro, evite a exposição; leve apenas o necessário, utilize um documento pessoal e um cartão;

5. Cuidados com o veículo automotor: durante o carnaval, o risco de acidentes e furtos de veículos aumenta consideravelmente. Lembre-se de estacionar em locais seguros e de preferência monitorados.

6. Quanto às residências: Se deixar sua casa desocupada, certifique-se de que todas as portas e janelas estejam trancadas e considere deixar uma luz acesa ou usar temporizadores para simular presença. Informe um vizinho de confiança sobre sua ausência.

7. Fique perto de pessoas de confiança: Se possível, vá acompanhado de um grupo de pessoas e fique próximo desse grupo durante toda a festa. Avise alguém sempre que precisar se afastar e combine pontos de encontro. Evite locais isolados e procure ficar perto de regiões com policiamento.

Seguindo essas dicas, é possível desfrutar o carnaval com saúde, em segurança e divertir-se muito. O carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano por conta das festas e alegria que proporciona, mas segurança deve sempre estar em primeiro lugar. Folia segura tem a diversão garantida!