ARTIGO

Mulheres nos partidos

Somos quase 53% do eleitorado, mas nossa representação não acompanha essa proporção

por Alexandra Fonseca
Publicado há 1 horaAtualizado há 1 hora
Diário da Região
Galeria
Diário da Região
Ouvir matéria

Poucos lugares podem ser mais hostis para uma mulher do que estar inserida num partido político. Digo não só por experiência própria, como dirigente partidária, ou pelo apoio e orientação nas redes de proteção e combate à violência política de gênero e raça onde atuo, mas principalmente pelas conversas diárias com mulheres de diversos partidos, de diversos estados (sim, eu gosto muito de conversar!), que invariavelmente acabam esbarrando num tema comum: por que é que, para nós mulheres, ocupar estes espaços é muito mais difícil? Estamos exaustas!

Independentemente do espectro político, as mulheres que se dispõem a ter uma atuação partidária sofrerão violências em maior ou menor grau e intensidade durante todo o período de atuação. Não é por acaso. É política de exclusão. Mas como é possível mudar essa realidade?

Nesta quarta 25 de março, daremos um passo importante nesse sentido. O Coletivo Mulheres na Política, em parceria com a UNESP e com o apoio de diversos Conselhos Municipais, do Diário da Região, que é nosso parceiro de longa data na divulgação da nossa escrita feminista, e de outras entidades e empresas que veem o valor desta causa, abre um importante espaço de acolhimento e troca para as mulheres que, apesar de todas as adversidades, se colocam a serviço, ocupando o espaço dos partidos políticos.

Somos quase 53% do eleitorado, mas nossa representação nas casas legislativas, no executivo e principalmente nos partidos não acompanha essa proporção. Se não ampliarmos o debate sobre o necessário e urgente aumento da participação feminina nos espaços de poder e decisão, ficaremos cada vez mais distantes das políticas públicas que melhoram a vida das mulheres, como o aumento de vagas de creche, educação de qualidade, saúde eficiente e que atenda a nossas necessidades específicas etc.

Convidamos mulheres de todos os partidos para que viessem falar um pouco da sua experiência e apresentar as ideias e soluções que seus partidos vêm adotando para aumentar a participação feminina.

E gostaríamos de receber, não só as mulheres que já estão nos partidos, mas principalmente as que ainda não estão filiadas, para que tenham a oportunidade de conhecer essa realidade, analisar o que cada partido oferece para as mulheres dentro da sua estrutura, se verem representadas nestes espaços e compreendam a importância da mobilização partidária como instrumento essencial na construção de políticas públicas mais justas e efetivas para todas as mulheres. Porque o que a gente acredita é que lugar de mulher é na política sim!!!

Alexandra Fonseca

Advogada, mãe, ativista e membra do Coletivo Mulheres na Política.