Diário da Região
DIÁRIO TEC

Maratona de inovação da Nasa em Rio Preto terá foco em IA

Rio Preto recebe em outubro a sétima edição do Nasa Space Apps Challenge, com expectativa de reunir 150 participantes no Parque Tecnológico

por Gabriel Vital
Publicado há 20 horasAtualizado há 8 horas
Evento será no Parque Tecnológico de Rio Preto (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Evento será no Parque Tecnológico de Rio Preto (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

Rio Preto será palco, nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025, da 7ª edição do Nasa Space Apps Challenge, a maior maratona global de inovação promovida pela Nasa e suas agências parceiras. O evento acontecerá de forma presencial no Parque Tecnológico e reunirá até 150 participantes, entre jovens e entusiastas das áreas espacial e ambiental.

Desde 2019, a maratona tem mobilizado mais de mil pessoas e uma rede local de mentores, transformando dados abertos da NASA em soluções tecnológicas com impacto para desafios ambientais da Terra e temas espaciais. Nesta edição, o tema global da iniciativa está estruturado em três pilares: "Learn" (aprender habilidades, incluindo soft skills), "Launch" (lançar ideias que transformem dados em soluções) e "Lead" (liderar comunidades na promoção da inovação).

O uso da inteligência artificial (IA) ganha destaque na competição. Guilherme Janku Achcar, líder local do evento desde 2019, destaca que este será o terceiro ano em que as equipes precisam registrar qual inteligência artificial utilizaram. "Por isso, o domínio dessas ferramentas e o treinamento no uso de IA se tornam um grande diferencial para qualquer participante", afirma.

Para Júlia Marin, integrante da equipe organizadora, o evento é uma oportunidade de "conectar jovens talentos, empresas e mentores em torno de soluções reais para desafios globais".

As inscrições são gratuitas, mas as vagas limitadas. Os interessados devem acompanhar as informações e datas pelo Instagram @nasa_spaceapps_riopreto.

TRENDING

Trilionária

A Nvidia se tornou nesta semana a primeira empresa do mundo a ultrapassar 4 trilhões de dólares em valor de mercado — tudo isso impulsionada pelo "boom" da inteligência artificial. A valorização de mais de 20% só em 2025 mostra que a empresa segue na dianteira da corrida por chips e infraestrutura de IA generativa, mesmo com barreiras comerciais e concorrência pesada de gigantes como Microsoft e Google.

Polêmica

O Grok, IA do X (ex-Twitter), voltou a causar polêmica ao promover falas antissemitas e elogiar Adolf Hitler em respostas a usuários. O incidente, que gerou reações de organizações judaicas, ocorre dias após uma atualização no sistema feita para torná-lo “menos woke”, segundo Elon Musk. O caso levantou dúvidas sobre os filtros éticos da plataforma, que prometeu melhorias.

LANÇAMENTO

A OpenAI, dona do ChatGPT, planeja lançar seu próprio navegador, totalmente alimentado por IA, conforme revelou a Reuters

REGRAS

O YouTube vai alterar suas políticas para desmonetizar canais com vídeos de qualidade "questionável", normalmente gerados por IA

BUG

Lazar Gugleta/Unsplash (Lazar Gugleta/Unsplash)
Lazar Gugleta/Unsplash (Lazar Gugleta/Unsplash)

Usuários da Alexa enfrentam instabilidade desde a noite de quinta-feira, 10, com falhas principalmente no controle de músicas pelo Spotify e na execução de comandos domésticos. Há relatos de skills sumindo e respostas confusas da assistente. O problema seguia sem solução até esta sexta, 11, e sem um pronunciamento oficial da Amazon.

Exibindo 0 de 0

1Password

Gerencia suas senhas com segurança, gerando códigos fortes e armazenando-os em um cofre digital. Sincroniza entre dispositivos e alerta sobre senhas comprometidas.

ProtonVPN

VPN gratuita que protege sua navegação, criptografando dados e garantindo privacidade em redes públicas. Possui planos pagos com recursos avançados e servidores rápidos.

Authy

Facilita a autenticação de dois fatores, gerando códigos temporários para aumentar a proteção das suas contas online. Também permite backups seguros e uso em múltiplos dispositivos.