Diário da Região
ESPAÇO DO LEITOR

Zé Pereira

por Da Redação
Publicado há 4 horas
Espaço do leitor
Galeria
Espaço do leitor
Ouvir matéria

O respeito à história e à cultura não deve ser prioridade do secretário Robson, da Cultura. Pela programação proposta, a Secretaria Municipal de Cultura está apenas usando o feriado de carnaval como pretexto para realizar um evento sertanejo. Está pisoteando na história, no Zé Pereira e em todos aqueles que, ao longo de muitos anos, compuseram sambas e marchinhas carnavalescas.

Falta, no mínimo, cultura ou respeito a quem faz uma programação dessa ordem dando protagonismo ao sertanejo - como se, pelo fato de nossa cidade ser um centro de atenções desse estilo musical, pudesse passar a borracha e apagar o passado de cultura.

A obsessão pelo sertanejo ruge de forma recorrente, trocando o confete e a serpentina pelo laço, chapéu e botas. Só porque ele o quer! O carnaval é o Brasil raiz em sua essência e o evento que será realizado no Recinto de Exposições não dá ao samba sequer o papel de figurante. Ignora Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Jorge Aragão, Braguinha, Candeia, Dorival Caymmi, Moraes Moreira, Chico Buarque, Mário Lago, Martinho da Vila, para citar apenas alguns - que eu imagino que ele, por ser maestro, pelo menos saiba quem sejam.

A Secretaria de Cultura não é um órgão imune ao escrutínio da população que paga o imposto e que a mantém do “cabo” ao rabo desde a estrutura aos funcionários. Essa absoluta falta de senso e informação pisoteia a identidade brasileira chamada carnaval. Gastar uma verba de R$ 6 milhões e não encontrar lugar para incluir o samba é uma resposta recalcitrante. Pronto, falei!

Waldner Lui, Rio Preto

Lixo

Sobre a reportagem "Câmeras flagram moradores jogando lixo em frente a escolas de Rio Preto", isso é uma falta de respeito com a nossa cidade. Por todo lugar que andamos tem colchão. A Prefeitura acabou de limpar a praça perto de casa, no outro dia tinha dois sofás jogados no meio da praça. Quando será que vão tomar consciência?

Sonia Calissi, via Instagram