Telessaúde

Durante 14 anos tive a oportunidade de trabalhar no Complexo Funfarme que engloba Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Ambulatório de Especialidades, Hemocentro e Centro de Reabilitação Lucy Montoro.
Durante esses anos pude constatar a via-sacra dos pacientes dos 102 municípios atendidos pelo Complexo Funfarme, desde o simples processo de agendamento de uma consulta/exame até a sua realização.
Com a informatização de todo o Complexo, na época considerada a maior informatização simultânea na área da saúde do país, a princípio foi informatizado o processo burocrático de agendamento de consultas/exames feitos pelos municípios que diariamente tinham que se deslocar até o HB para trazer as pastas com os pedidos de consultas/exames dos pacientes do município, retornando no dia seguinte para trazer novos pedidos e levar os agendamentos solicitados no dia anterior.
Hoje, não fazendo mais parte do grupo de colaboradores do Complexo Funfarme, foi com enorme prazer que tomei conhecimento, através do Diário da Região, da implantação da Telessaúde permitindo que os pacientes sejam consultados em seus próprios municípios sem a necessidade de se deslocarem até o Complexo Funfarme e passarem por toda a via-sacra de acordar muito cedo, pegar o ônibus, a van ou a ambulância da prefeitura para se deslocarem até Rio Preto.
A propósito, meu filho tinha uma internação agendada e fui surpreendido por um WhatsApp de um anestesista querendo saber se gostaria que a consulta pré-anestésica fosse feita presencialmente ou online, ou seja, remotamente. Pelo jeito os pacientes de Rio Preto também serão contemplados com o Telessaúde. Parabéns a todos os envolvidos no projeto.
Miguel Freddi, Rio Preto
Professor
Para muitos, não fosse pelo fato de não terem de mandar seus filhos para o colégio, o Dia do Professor passaria desapercebido. Aquele que dedicou sua vida a arte de ensinar e transmitir conhecimento, muitas vezes desvalorizado, esquecidos pelas autoridades, renegados, ou ainda, marginalizados por alguns pais que preferem transferir sua incapacidade em educar os seus à escola. Por outro lado, merecem todo o meu respeito, aprendi muito com eles, lições para vida toda. Nunca desistam, sejam persistentes, um país melhor passa necessariamente por você, professor.
Alexandre Augusto Camargo Benevento, Rio Preto