Diário da Região
ESPAÇO DO LEITOR

Rio Grande

por Da Redação
Publicado há 3 horas
Espaço do leitor
Galeria
Espaço do leitor
Ouvir matéria

Temos que, na vida, mais erramos que acertamos. Graças aos erros que existem os acertos. Os acertos compensam os erros.

Infelizmente cancelar o financiamento para captar água do rio Grande foi um erro. Um grande erro. Captar água do rio Grande seria para termos reservas para o dobro de habitantes que possuímos no momento. Não existem estudos atualmente que comprove fazer a obra. Mais no futuro será preciso ter a obra. A obra é demorada. Mas, quem viver, verá como será.

O governo atual é bom e, quem sabe, não retorna rever essa obra de extrema importância. No tocante aos habitantes, o número aumenta cada vez mais. Impressionante que a cidade cresce desordenadamente.

José Luís Stafuzza, Rio Preto

Maus-tratos

Graças à Lei Federal nº. 9.605/1.998, constitui crime maus-tratos a animais, sejam eles domésticos ou silvestres, caracterizado por várias situações de natureza grave, tais como agressões físicas e psicológicas, abandono, falta de alimentação, água, abrigo e cuidados veterinários, além de outras situações que compreendem o que está ocorrendo atualmente com os animais em toda a sua extensão.

De acordo com os noticiários da mídia, mais de 20% de agressões foram constatadas durante o ano em curso por aqueles que cometem esse crime contra animais indefesos, entre eles, cachorros, gatos e até mesmo cavalos, de uma forma cruel conduzidos por uma moto em plena rodovia.

Normalmente, os casos que chegam são de animais impossibilitados de se locomover, sem condições de se abrigar do sol e da chuva, principalmente casos em que estão sem alimentação, matando a sede com água suja e sem cuidados veterinários quando estão doentes, vítimas de agressões de todos os gêneros e também nas condições de abandono.

A participação da população é fundamental para combater a violência contra animais, tanto é que a denúncia é um ato de responsabilidade e ajuda a salvar a vida de quem não tem como se proteger sozinho. O animal que está sofrendo maus-tratos geralmente é um animalzinho mais medroso ou muito agressivo dentre tantos outros nessas condições.

Maus-tratos a animais é crime federal no Brasil, com penas de 2 a 5 anos de reclusão. Atos incluem agressão, abandono, privação de necessidades básicas, ferimentos e ambientes inadequados. Denúncias podem fazer com que as autoridades tomem providências contra quem comete esses abusos.

Alessio Canonice, Ibirá