Diário da Região
ESPAÇO DO LEITOR

Mapa vai ajudar a proteger mulheres contra violência

por Cartas do leitor
Publicado há 17 horas
Espaço do leitor
Galeria
Espaço do leitor
Ouvir matéria

Mapa

Parabenizo o Diário da Região pela relevância e responsabilidade ao abordar o tema na matéria “Mapa vai ajudar a proteger mulheres contra violência”. A divulgação de iniciativas baseadas em dados e prevenção contribui de forma significativa para o enfrentamento de um problema grave e complexo. A violência contra a mulher demanda ações articuladas, informação qualificada e políticas públicas eficazes. Ferramentas de mapeamento, quando integradas a estratégias permanentes de educação, fortalecem a prevenção e convergem para um mesmo objetivo: a proteção da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres. O papel da imprensa é fundamental ao promover o debate público com seriedade, responsabilidade e compromisso social.

Aline Martinho, Rio Preto

Venezuela

O povo estava sendo oprimido há décadas, por tiranos antidemocráticos. Que assim seja em qualquer país irresponsável. Paz para Trump e todos nós. Que tenhamos o melhor ano de nossas vidas.

José Luís Stafuzza, Rio Preto

Apreensão

Sobre a matéria “PRF apreende 468 ampolas de medicamento para emagrecer na BR-153 em Rio Preto”, não é sobre “implicar com emagrecimento” nem escolher o que fiscalizar. É sobre cumprimento da lei e proteção à saúde pública. Apreender medicamento contrabandeado não impede o combate a drogas, armas ou outros crimes tudo isso acontece simultaneamente. Uma coisa não exclui a outra.

O que preocupa é ver pessoas deixando a própria saúde em segundo plano, se submetendo ao uso de medicamento de procedência duvidosa, sem prescrição e sem acompanhamento, apenas pelo resultado estético.

Muitos alegam que “há diabéticos que precisam e não têm condições”. Para esses casos, existem políticas públicas, tratamento pelo SUS e alternativas terapêuticas legais, com acompanhamento médico. O que não existe é justificativa para contrabando, uso sem prescrição e produto sem rastreabilidade.

Tirzepatida é medicamento de uso controlado, não é suplemento nem estética. Sem origem legal e sem acompanhamento, o risco é real e pode ser grave. Fiscalizar e apreender esse tipo de produto também é salvar vidas. Quem é da área da saúde entende a gravidade disso.

Rayany Martin, via Instagram