Desemprego

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor nível da série histórica iniciada em 2012. O resultado indica que cerca de 5,5 milhões de pessoas buscaram trabalho nos três últimos meses do ano em um mercado que chegou ao recorde de 103 milhões de pessoas ocupadas.
Nessas condições, a taxa média de desemprego configura como das mais esperadas, premiando o final de 2025 com o menor patamar desde o início da série histórica, conforme dados do IBGE, um fato que veio dar um alento àqueles que lutam por um lugarzinho ao sol no desempenho dessa ou daquela atividade profissional.
Na sequência, a população ocupada do país também alcançou um recorde de 103 milhões de profissionais e que supera a marca de 101,3 milhões de trabalhadores registrada ao final de 2024. Ao mesmo tempo, o nível de ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população com idade de trabalhar) subiu para 59,1% e também alcançou o maior patamar desde 2012.
A redução do desemprego no período recente resulta da combinação de dois movimentos simultâneos. De um lado, observa-se a expansão da população ocupada, que teve um crescimento acentuado; do outro, com cerca de 0,6%, equivalente a um crescimento de aproximadamente 601 mil pessoas entre os trimestres móveis encerrados em agosto e novembro de 2025.
O resultado amplamente positivo que corresponde à taxa já mencionada no início desse comentário é fruto de uma criação moderada de vagas, as quais têm sido suficiente para produzir queda expressiva da taxa de desemprego, contribuindo para a expansão cada vez mais positiva de pessoas ocupadas no desempenho da atividade a ser exercida de acordo com a especialidade de cada uma.
Alessio Canonice, Ibirá
Luto
Sobre a notícia "Morre em Rio Preto Maria das Dores Araújo, fundadora da Maria Bolachas", hoje o mundo ficou menos doce. Maria partiu, mas deixou em nós tudo aquilo que era e plantou amor, carinho e luz. Ela transformava tudo com carinho e afeto com o seu coração gigante. A doce Maria agora está num lugar ao lado do Pai onde tudo é amor, luz e plenitude. Que Deus conforte os corações dos que ficaram, pois o dela certamente está em paz e acolhido. A saudade é imensa.
Graziella Gabelini Drovetto, via Instagram