Cães

Cães perigosos têm sido uma das grandes preocupações em face dos ataques que sofrem as pessoas que transitam pelas ruas e avenidas de todas as cidades brasileiras e, ultimamente, esses cães de raças diversas têm atacado violentamente algumas pessoas, principalmente mulheres idosas e indefesas, inclusive ceifando a vida de uma criança de dois anos numa das cidades do país.
Esses animais podem se referir a raças associadas a agressividade ou a situação onde cães exibem comportamento ameaçador, o suficiente para que os responsáveis ou tutores adotem algumas medidas, no sentido de que os pedestres tenham mais segurança no dia a dia sobre as necessidades de andar pelas ruas da sua cidade por um motivo ou por outro.
Raças como Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Pit bull Ferrier, Rottweiller e Tosa Ino são frequentemente citados como potencialmente perigosos devido ao seu porte físico e instinto de guarda. É crucial notar que o comportamento agressivo é multifatorial e pode ser influenciado por criação, treinamento e socialização, fatores que contribuem para que esses cães se tornem cada vez mais perigosos com possíveis ataques a pessoas.
Ressalte-se que não existe uma lei federal específica para cães perigosos, mas a responsabilidade dos donos é definida principalmente pelo Código Civil (lei nº 10.406/2.002, artigo 936), que estabelece que o tutor do animal deve indenizar o dano que ele causou, a menos que prove culpa da vítima ou força maior. Adicionalmente, o Código Penal e leis específicas podem prever penalidades em casos de exposição a perigo ou lesões, tal como o Decreto-Lei nº 3.688/1.941 (Lei das Contravenções Penais).
Qualquer cão pode ser perigoso, mas todos os assuntos concordam que existem certas raças que são mais propensas a morder seres humanos em ataques fatais, sem que os que estão sendo mordidos se libertem desses ataques.
Alessio Canonice, Ibirá
Homicídio
Sobre a notícia "Segurança que matou homem em bar de Rio Preto já foi preso por porte de arma", como uma pessoa dessas, com várias acusações por porte ilegal de armas e que já foi presa, ainda dá serviço como segurança? Sem puxar a ficha criminal? Lamentável.
Lucinete Borges, via Instagram