Árvores

Senhor Érico Fumero, eu concordo com o exposto no artigo a respeito das árvores exóticas no viveiro municipal (publicado em 19/8) e complemento minha preocupação.
Decorrente dos desequilíbrios, num futuro não muito distante, o nosso Brasil alcançará a classificação do primeiro país exótico do planeta. Todo o esforço no sentido de corrigir a nossa identidade seria bem-vindo, no entanto, resta saber, a quem recorrer?
Jorge Gerônimo Hipólito, Rio Preto
Celular
Apesar de a evolução trazer benefícios à população do mundo inteiro, há um problema a ser evidenciado, que é o uso do celular no trânsito, um fato que aumenta significativamente o risco de acidentes, podendo causar de pequenas colisões até acidentes fatais, além de ser considerado uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro em toda a sua extensão.
O motorista que utiliza o celular ao volante tem sua atenção desviada na condução do veículo, o que pode levar à perda de controle, aumento do tempo de reação e diminuição da percepção de riscos.
É certo que vivemos em um mundo conectado, que exige ações e respostas rápidas, por isso, é comum que muitos condutores usem celular no trânsito sem meditar as consequências advindas de um procedimento capaz de levá-los a cometer colisões e outras situações envolvidas com esse hábito do dia a dia.
A utilização de celular no trânsito é considerada uma infração gravíssima no Brasil, apesar de o número de multas não ter surtido os efeitos desejados pelas autoridades que comandam o trânsito em todo o território nacional.
Mais de um terço (37%) das multas foi registrado no Estado de São Paulo, onde 91.362 pessoas foram flagradas utilizando os aparelhos ao volante no ano passado. Em 2021 foram registradas 246.438 multas por uso de celular ao volante no Brasil. Essa infração é considerada uma das mais pesadas, com multa de R$ 293,47, além da aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Alessio Canonice, Ibirá