Artigo

Parabenizo o autor Jurandyr Bueno pelo artigo “A Neurociência contra o ‘Eu’”, Diário de Região, 7//2/26, especialmente pela defesa da escrita manual como instrumento de preservação cognitiva. Aos 87 anos e com 61 anos de prática médica, continuo registrando à mão, com minhas canetas‑tinteiro, os prontuários de meus pacientes — mesmo com meu consultório totalmente informatizado.
A escrita manual, como destacou o autor, aprofunda a conectividade cerebral, estimula a memória e contribui para manter a lucidez em meio ao excesso digital. Com frequência, ao reler anotações feitas décadas atrás nos prontuários dos pacientes, recupero com nitidez a lembrança da primeira consulta de muitos deles. É a prova viva de que o fluxo da tinta no papel fortalece a mente e preserva nossa história.
Reforço, portanto, a importância de mantermos esse hábito essencial em tempos de crescente dependência tecnológica.
João Roberto Antonio, Rio Preto
IPTU
Venho através dessa Coluna do Leitor enviar o meu protesto. O prefeito atual com certeza é um comunista, olhando só o próprio bem-estar dele, enquanto a população da cidade de São José do Rio Preto fica à deriva.
O prefeito colocou a culpa no governo federal, depois de resolver aumentar o valor venal dos imóveis na cidade toda. Ele não tem nenhum direito de fazer isso.
Se está tendo gastos excessivos na Prefeitura, é só cortar os gastos na Câmara e dentro da própria Prefeitura. Os deputados e vereadores também têm que ver o bem-estar da população, afinal, quem estiver contra, não será reeleito na próxima eleição.
Graças ao vereador João Paulo Rillo e a outros que o apoiaram na reunião da Câmara foi possível desmascarar quem é a favor do aumento do IPTU. Parabéns, vereador João Paulo Rillo.
Nelwil Barbosa Dantas, Rio Preto