Diário da Região
ESPAÇO DO LEITOR

Amazônia

por Da Redação
Publicado há 2 horasAtualizado há 1 hora
Espaço do leitor
Galeria
Espaço do leitor
Ouvir matéria

Para salvar a Amazônia, fatores como avanço do desmatamento, garimpo ilegal, extração ilegal de madeira, avanço da agropecuária e da grilagem sobre florestas públicas, a expansão do crime organizado e a violência contra os povos indígenas são ameaças que podem levar a floresta a um estado de degradação irreversível.

Não basta saber como salvar a Amazônia, é preciso agir, através do Ministério do Meio Ambiente, adotando medidas e métodos capazes de fazer com que a situação da Amazônia passe a viver novos tempos de preservação e que compreende com muito orgulho a nossa principal riqueza natural.

Além desse aspecto, os impactos dessa destruição predatória da floresta se concentram numa das preocupações para o futuro, mas também já podem ser percebidos a curto prazo uma floresta com alguns pontos favoráveis, que são as chuvas incessantes e climas essenciais, os quais dão um alento positivo de que tenhamos novos tempos de uma floresta que engrandece a sua existência em nosso país.

Vale ressaltar que a floresta desempenha um papel crucial no universo, influenciando padrões de chuva ao redor do mundo. A sua destruição pode levar a secas mais severas e longas em algumas áreas, enquanto outras podem experimentar inundações devastadoras.

Mesmo com toda a dificuldade de se empreender pesquisas no Brasil, em apenas quatro anos foram descobertas 60 novas espécies de plantas e animais na Amazônia. Isso porque nossa floresta é um dos motivos mais ricos em biodiversidade no mundo, abrigando milhões de espécies de flora e fauna, muitas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar.

A destruição, resultante do desmatamento, leva à extinção de espécies e a redução de algumas diversidades, as quais podem ter consequências para a ecologia global, situações que deveriam ser evitadas para uma floresta ser admirada pela importância que tem e pela contribuição que se estende ao próprio planeta.

Alessio Canonice, Ibirá

Incêndio

Sobre a reportagem "'A gente viu que não pode perder as esperanças', diz empresário após imagem de santa resistir a incêndio", com fé e muito trabalho vocês vão se recuperar. Deus e Nossa Senhora abençoe vocês, eu sei a dificuldade que é um incêndio.

Eloy Gonçalves Junior, via Facebook