Diário da Região
ESPAÇO DO LEITOR

Acordo

por Da Redação
Publicado há 10 horas
Espaço do leitor
Galeria
Espaço do leitor
Ouvir matéria

Líderes de diversos países do mundo assinaram na segunda-feira, dia 13, no Egito, um acordo para oficializar o cessar-fogo correspondente à guerra na Faixa de Gaza e que envolvem os dois lados do conflito, Israel e o grupo terrorista do Hamas.

A assinatura ocorreu em uma cúpula de paz na cidade egípcia de Sharm El Sheik. O documento altamente importante foi assinado pelo presidente americano Donald Trump e os líderes do Egito, destacando com exclusividade o presidente Abdul Al-Sisi da Turquia, e do Catar, Tamim Bin Hamad Al Thani. Essas nações atuaram como mediadoras das tratativas de paz entre Israel e Hamas.

No encontro no Egito, os líderes ainda discutirão os próximos passos do acordo de paz em Gaza, cuja primeira fase já havia sido assinada por negociadores israelenses e Hamas na semana passada. A cúpula selou o acordo do cessar-fogo sugerido por Donald Trump ocorrido horas após o grupo terrorista ter libertado os 20 últimos reféns israelenses que ainda estavam sob seu poder em Gaza.

Existe, entretanto, a hipótese de que irá demandar muito tempo a reconstrução, além das dúvidas existentes sobre a realização e recuperação dos prédios totalmente em situação de desmoronamento por ocasião dos conflitos incessantes entre os dois povos, Israel e Hamas.

O Hamas e Israel estiveram negociando indiretamente nos últimos dias no Egito com a mediação do Catar, da Turquia e dos Estados Unidos, com base em um plano de paz de 20 pontos apresentados pelo presidente americano Donald Trump. Com este acordo, prevê-se que Hamas liberte os reféns israelenses, que Israel retire suas tropas, continuando a controlar 53% da Faixa de Gaza e que a ajuda humanitária entre no território palestino como uma das formas mais viáveis para o estabelecimento desse acordo.

Alessio Canonice, Ibirá

Irmã Terezinha

Sobre a notícia "Morre irmã Terezinha, símbolo do trabalho social em Rio Preto", conheci ela fazendo obra social e no meio das pessoas de rua pelas madrugadas, aconselhando sempre pra que saíssem dessa vida. Descanse em paz, irmã Terezinha, nos braços do Pai. Sua missão foi cumprida com louvor.

Adalgisa Moraes, via Facebook