Diário da Região
ESPAÇO DO LEITOR

Acorda, Brasil

por Da Redação
Publicado há 3 horas
Espaço do leitor
Galeria
Espaço do leitor
Ouvir matéria

Com o objetivo de dar uma satisfação para aquelas pessoas que me acompanham nesse espaço, em dezembro/2025 escrevi um artigo justificando o porquê havia desistido do Brasil. Entre os motivos estava a descondenação e a eleição do maior corrupto da história desse país, a farsa da tentativa de golpe que culminou com a condenação injusta de pais, mães, avós e avôs, além da descondenação dos corruptos da lava-jato e dos escândalos envolvendo os Deuses do STF que ninguém pode investigar.

Porém, vendo a caminhada por liberdade e justiça, encabeçada por um jovem deputado federal, a chama da justiça e da luta por um país melhor voltou a acender dentro de mim, porque não podemos desistir do Brasil e entregá-lo para uma quadrilha que quer voltar à cena do crime.

Vamos à luta por nossos filhos e netos. Acorda, Brasil!

Miguel Freddi, Rio Preto

Desigualdade

A desigualdade social no mundo é simplesmente gigantesca, com 10% mais ricos detendo mais da metade da renda e grande parte da riqueza global, enquanto 50% mais pobres ficam com uma fatia minúscula, perpetuando ciclos de pobreza e falta de acesso a serviços básicos, saúde e educação a exemplo de países como a África do Sul, Namíbia e Brasil no topo dos mais desiguais.

Entende-se como desigualdade social a diferença existente entre as classes sociais, acrescentando a este fato que, ao longo dos tempos, os sistemas econômicos e políticos das cidades foram criando mecanismos de distinção entre as pessoas de todo o mundo.

Os dados sobre a desigualdade social no mundo demonstram a existência de um verdadeiro abismo entre a minoria mais rica e a maioria mais pobre na acepção da palavra, sendo que os países mais pobres são campeões nos rankings da desigualdade social.

A disparidade na distribuição de renda é um desafio histórico no desenvolvimento de diversas nações, especialmente aquelas classificadas como de médio e baixo desenvolvimento. Países da África, América do Sul e Central, em especial, têm enfrentado de forma mais acentuada este desafio, conforme apontam dados do índice nesse campo, um coeficiente que mede a concentração de renda.

A desigualdade social é oriunda de pessoas relacionadas na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status, além da classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.

Alessio Canonice, Ibirá