Abelhas

Desnecessário discorrer sobre a importância das abelhas, as quais já foram declaradas como sendo os seres vivos mais importantes da natureza. Tal fato reside no fato de que 90% da produção mundial de alimentos depende diretamente da ação delas. Uma colmeia pode abrigar até 50 mil abelhas, todas com funções específicas e convivência harmoniosa.
Fato é que as abelhas escondem um segredo surpreendente. Quando uma colmeia perde sua rainha, a única capaz de dar vida à colônia e manter a ordem numa sociedade perfeitamente organizada, tudo parece estar perdido. Sem novos ovos, o futuro parece se esvair.
Em pouco tempo, a colônia poderá desaparecer. Mas as abelhas não entram em pânico. Tampouco aguardam por um messias. Com uma demonstração extraordinária de inteligência coletiva e instinto, lançam uma resposta de emergência espetacular.
A transformação começa com uma escolha simples, mas fundamental. As operárias selecionam algumas larvas comuns. Não nasceram diferentes e não têm nada de extraordinárias. Contudo, a partir daquele instante, seus destinos mudam completamente.
Elas são escolhidas para receber uma dieta especial: a geleia real, um verdadeiro tesouro da natureza e rica em nutrientes. A larva alimentada exclusivamente com essa substância não trilha mais o curso comum. Seu corpo cresce mais e se torna mais forte. Ela governará e o mais importante: gerará vida.
As abelhas nos mostram que, em momentos de grande crise, não é o desespero que resolve e sim a clareza. No mundo delas, nenhuma rainha nasce pronta. Ela é alimentada, preparada e guiada.
Nossa vida também é assim: não importa quem você é no início, mas sim o que você recebe, como é cuidado e quais decisões os outros tomam em tempos difíceis. Cada tropeço, cada pequeno avanço é um pedaço do quebra-cabeça que é a vida.
Rafael Delsin, Rio Preto
Luto
Sobre a notícia "Morre Paulo Serra Martins, um dos pioneiros do rádio rio-pretense", nossos sentimentos à família e aos colegas de profissão. Paulo Serra Martins foi uma bênção de Deus na minha vida onde começamos juntos a caminhada no jornal Correio da Araraquarense, Rádio Metrópole, jornais A Notícia, Dia e Noite. Terminamos na Rádio Independência. Foi uma linda trajetória.
Eladio José Baida, via Instagram