O Brasil não é para amadores
Falta remédio e até comida ao aposentado que, sem saber, foi lesado. E o silêncio da Justiça?

O grande maestro e músico Tom Jobim citava com frequência uma frase muito pertinente para o momento que vivemos no Brasil. Ele dizia: “O Brasil não é para principiantes”. Uma frase simples, mas carregada de significado, que se popularizou numa outra versão, que diz que o Brasil não é para amadores. Talvez por isso ouvimos muito de uma dessas pessoas que são chamados de “influencer” dizer: “Se não for profissional não entra não”.
O sentido da frase de Tom Jobim tem a ver com o sentido de que o país exige grande habilidade e vivência para navegar pela sua complexidade, corrupção e desafios, sendo adaptada para "o mundo" em contextos mais amplos.
Nos últimos dias e meses, temos lido, visto e ouvido notícias de fatos recheados de suspeitas de corrupção. É CPMI, Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, Banco Central, é Justiça, Polícia Federal, é tudo junto e misturado, e parece que não sai nenhum resultado. Essa é a impressão, fica tudo sobre a mesa e todos enrolados, mas sem nada definir.
Ouvia-se muito em um passado recente que todo caso com suspeita de ilicitude, ou com prejuízo à República e à democracia, deveria ser apurado. A Justiça aprazava, sem demora e com ato de possível prisão preventiva definida, caso não se cumprisse o prazo. O que aconteceu, de repente a Justiça emudeceu? Os fatos gritantes sendo noticiados até por aqueles que sempre estiveram do lado e mantinham tudo calado. Ao menos às pessoas comuns, essa é ou era a impressão, de que notícias precisavam de autorização.
Porém, agora os fatos recentes, Master e INSS, estampam jornais, revistas, redes sociais, rádios e televisão. Onde está o controle, perderam a mão? Falta remédio e às vezes até comida ao aposentado que, sem saber, foi lesado. E o silêncio da Justiça?
O Brasil não é para amadores, os envolvidos antes de serem ouvidos recebem habeas corpus, protegidos pelo silêncio da Justiça, um direito que lhe é assistido, mas e a sociedade não tem direito à verdade?
O acesso a grandes profissionais, que a custo de milhões lhes fazem Justiça, não são amadores - afinal, o Brasil não é para amadores nem principiantes. A Justiça se faz com direito ao acesso à Justiça, basta ter alguns milhões de razão.
E o Brasil? Ah! O Brasil não é para amadores. Tom Jobim tinha razão.
Adão Moraes
Gestor de negócios imobiliários.