Metanoia
A metanoia no empreendedorismo é um motor para agilidade, inovação e resistência

O termo meta significa “acima de...”, “além de...” ou ainda “depois de...” e noia ou nous significa “mente” ou “razão”. Assim temos “acima da mente” ou “depois da razão”. Metanoia seria a expansão da consciência ou a expansão da mente, a capacidade de ver além da superfície, perceber um horizonte além das possibilidades.
O apóstolo Paulo disse aos Romanos Cap. 12-2 “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”, ou seja, no sentido bíblico metanoia significa ser possuído por uma promessa e se agarrar a um pensamento de Deus sobre você libertando-o de dogmas, crenças e paradigmas.
Passados vários séculos, nos últimos anos o termo metanoia passou a ser utilizado também em outras áreas, das quais destaco a do empreendedorismo e da psicologia.
Na área do empreendedorismo, o termo metanoia passou a ser utilizado como um conceito crucial por vários motivos: inovação e criatividade, adaptação e resiliência, liderança humanizada, gestão de pessoas e cultura e desenvolvimento contínuo. Em suma, a metanoia no empreendedorismo é um motor para agilidade, inovação e resistência, permitindo que o empreendedor vá além do óbvio e do seguro para construir negócios éticos, humanos e prósperos.
No contexto psicológico, a metanoia refere-se a um processo de transformação psicológico fundamental ou uma profunda mudança de mentalidade e personalidade. Esse conceito vai muito além de uma simples mudança de opinião. Trata-se de uma restruturação interna completa, tais como processo de individuação, crise e transformação, resgate da essência, frequentemente precipitada por crises, colapsos ou conflitos existenciais.
Em suma, no quesito psicológico a metanoia é vista como um movimento fundamental da mente, uma revolução interna que transforma os padrões básicos de pensamento e interação do indivíduo com o mundo e consigo mesmo.
Estamos novamente no fim de ano, com a chegada do Natal que nos remete a reflexões e no início de um novo ano com aquela enorme lista de mudanças para 2026. Se quisermos mudar de vida temos que mudar o que acreditamos. Para transformar o mundo é necessário transformar nossos sistemas de crenças.
Quer momento mais propício para um novo estilo de vida, uma forma de viver sendo continuamente transformado pela renovação dos seus sentimentos para um mundo mais justo e uma jornada mais leve e feliz?
Rogério Roversi Martins
Engenheiro Civil