Diário da Região
ARTIGO

Escola e família: a parceria para o sucesso

A cultura de proximidade resulta na construção de uma reputação sólida para instituição escolar

por Solange Pescaroli
Publicado há 5 horasAtualizado há 2 horas
Diário da Região
Diário da Região
Ouvir matéria

Como se constrói uma jornada educacional de sucesso? Muitos fatores estão envolvidos nesse processo, porém todos os recursos se tornam frágeis sem a construção de uma ponte sólida entre o ambiente escolar e a família.
Segundo a pesquisa da Fundação Lemann sobre “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, 78% dos responsáveis pelas crianças nos anos iniciais encontram espaços nas escolas para tirar dúvidas, entretanto durante o percurso escolar, esse índice diminui para 65%. Isso evidencia a carência de ações que edifiquem uma parceria efetiva entre família e escola, movimentos que contemplem um espaço de recepção afetiva, escuta, diálogo, transparência, respeito, apresentação da proposta pedagógica com seus processos e esclarecimento sobre a dinâmica do trabalho dos educadores.

Dessa forma, alinham-se expectativas, dúvidas são esclarecidas rapidamente e a ansiedade diminui, construindo um ambiente de relação saudável.

O maior ganho dessa parceria é, sem dúvida, do estudante, uma vez que se sente seguro e acolhido pelos dois grupos sociais, imprescindíveis na sua formação. Muito mais que a necessidade de notas satisfatórias, ele aprende a comemorar conquistas, reconhecer limites, cumprir compromissos e agir com empatia. Assim, quando há a conexão entre escola e família, o aluno passa a reconhecer a educação como meio para levá-lo ao seu objetivo.

E quanto à instituição de ensino, a conquista dessa relação de confiança tem um valor imensurável, visto que manter um diálogo aberto, empático e com transparência desde a primeira visita da família à escola, diminui os ruídos das conversas paralelas, das cobranças infundadas e oferece a oportunidade de colher informações sobre particularidades de cada aluno, possibilitando uma adequação da abordagem pedagógica.

Além disso, a cultura de proximidade, confiança e transparência, resulta na construção de uma reputação sólida para instituição escolar. E, nesse clima de satisfação e pertencimento, promove um resgate natural do respeito e reconhecimento da importância do papel da escola como ambiente educacional, seguro e essencial.

Assim, como enfatizou a psicóloga americana Leigh L. Thompson (2013), a colaboração consiste em combinar talentos, habilidades e conhecimentos para alcançar objetivos comuns. E nesse caminhar entre escola e família se estrutura a ponte pela responsabilidade na construção de futuros cidadãos.

Solange Pescaroli

Gestora de relacionamento e fundadora da UMA